RECENTES

Entrevista Exclusiva com Eufrásio Pereira da Silva – Administrador Regional de Sobradinho

A serrana sempre limpa



(*) Júnior Nobre/JS

A limpeza permanente da cidade de Sobradinho é a meta que será alavancada pelo novo administrador regional da cidade, Eufrásio Pereira da Silva - advogado criminalista, morador da cidade desde 1962, que vê a possibilidade imediata de resolver problemas como limpeza de grama, matos, podas de árvores, esgoto, águas pluviais, bocas de lobos que estão deterioradas, vandalizadas e quebradas, que atrapalham o trânsito de pedestres e de veículos no período chuvoso. Nos próximos 10 dias a força-tarefa estará na cidade, sinalizou. A área cultural terá um forte apoio na atual gestão, principalmente por sua atuação na área artística. “Sobradinho, é a menina dos olhos do governador Ibaneis. Ele já morou na cidade”, afirma Silva.

Coordenador–geral da via Sacra de Sobradinho há 34 anos, Eufrásio revela que este ano é um momento de grande celebração para a cidade religiosa, quando se comemorará 30 anos de apresentação da Via Sacra em teatro de Arena, chamada Bodas de Pérolas, segundo ele, uma data muito especial para nossa Senhora. Esta sua ação comunitária já expõe o seu dom cultural. Neste aspecto, o novo administrador garante que vai fazer parcerias com os movimentos culturais, como a tradicional festa do Bumba Meu Boi, do falecido “Seu Teodoro”, e manter a cultura que é bem característica da cidade e que alguns ainda não conhecem, como a dos pintores que se destacam em todo o Distrito Federal. “A Via-sacra é um bom exemplo de dificuldades para se manter uma tradição. Desde a primeira, tudo é voluntário. Nunca conseguimos apoio para a logística, pois ela acontece no início do ano. Mesmo as emendas dos parlamentares destinadas ao evento, demoram a ser liberadas”, analisa Eufrásio


Obras

A Feira Modelo de Sobradinho tem alguns problemas na infraestrutura, no estacionamento, e na segurança, o Jornal de Sobradinho pontuou a Eufrásio estas questões. “A princípio ainda não estou a parte de todos estes problemas. Existe uma questão territorial. A área do estacionamento me parece que é particular. Temos que saber até que ponto podemos usá-la. Vamos dar melhores condições para os feirantes e para os frequentadores, com maior conforto. A Feira da Lua, uma tradição em Sobradinho, receberá meu apoio para dar um socorro imediato para a continuidade do evento que já caiu no gosto da nossa comunidade. Vou conversar com todos os feirantes nesta sexta-feira.  É um ponto de encontro dos moradores de Sobradinho”, afirmou o administrador.

As obras da rodoviária, segundo revelou Eufrásio, está com o calendário em dia, segundo o DF Trans. Em relação à nova cidade criada pelo Conselho de Planejamento, no apagar das luzes do antigo governo, a Urbitá, com previsão de 100 mil moradores, o administrador prefere uma certa cautela. “Tenho receio como é que vai acontecer realmente este projeto. Temos em Sobradinho serviços limitados em saúde, educação, transporte e energia. A estrutura atual não atende com eficiência os atuais moradores. Como todos os moradores que se encontram indignados com a Urbitá, eu também não fui consultado. Vamos nos empenhar para que tenhamos os estudos de impacto ambiental e de mobilidade urbana para agirmos nas compensações necessárias para Sobradinho”, esclareceu. Outro foco é a troca da malha viária da cidade, já bastante deteriorada.

Eufrásio disse ser favorável à expansão do agronegócio e do turismo rural, duas vocações da cidade serrana, devido ao clima bem favorável, desde que não prejudique ainda mais o meio ambiente. “Os produtores precisam de uma forma melhor para escoar sua produção. Os pequenos e médios produtores devem ter mais apoio e incentivo. As feiras precisam ser vistas com outros olhos, é um local de exposição de toda produção rural.”, analisou.

Administração versus Câmara Legislativa

“Acredito que o deputado distrital João Cardoso fará um excelente trabalho em prol de Sobradinho na Câmara Legislativa, principalmente devido ao apoio que os moradores deram na sua eleição. Temos uma aproximação muito boa. Ele é 100% Sobradinho, entusiasma-se Eufrásio. O governo está preocupado em dar uma resposta aos moradores da capital da República. Se depender do apoio dos administradores faremos tudo para empenharmos nosso trabalho em prol desta meta. Vamos deixar Sobradinho da forma que os moradores merecem. Temos a maior faixa verde, ainda um ambiente tranquilo. Mas nem por isto, os moradores devem deixar de ver os problemas e nos procurar para tentar solucioná-los. Pode ser pequeno, mas é importante. A rua é o local aonde eu devo estar para poder encontrar com a população e encontrar soluções conjuntas, finalizou Eufrásio.

Por Emícles Nogueira Nobre Júnior ( Júnior Nobre ) DRT12050/DF - Edição Zuleika Lopes - fotos divulgação 

Nenhum comentário