RECENTES

EDUCAÇÃO

Programa estimula melhorias na educação em cidades do Centro-Oeste e Norte do Brasil
  
Com o objetivo de impulsionar mais melhorias na educação, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) continua sendo realizado pela Votorantim Cimentos nos municípios do Centro-Oeste e Norte. Para oficializar as atividades de 2019 com os secretários de Educação dos municípios participantes, o Instituto Votorantim, idealizador da iniciativa, realizou uma Oficina de Pactuação, de 19 a 21 de fevereiro, em São Paulo (SP). O evento também contou com a presença de empregados da Votorantim Cimentos que atuam como facilitadores do PVE.

Uma das novidades do programa em 2019 é a mudança na nomenclatura, de Parceria Votorantim pela Educação para Parceria pela Valorização da Educação. O objetivo é reforçar a contribuição do PVE para fortalecer a educação municipal e gerar valor que estimule a participação não só dos profissionais da rede, como também de toda a comunidade.

O PVE é realizado em 100 municípios, dos quais 25 são promovidos em localidades investidas pela Votorantim Cimentos. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, a empresa realiza o programa em Edealina (GO), Sobradinho (DF), Nobres (MT), Corumbá (MS) e Xambioá (TO). O programa é desenvolvido em quatro Ciclos de Atividades, por meio das frentes de fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares.

A outra frente é a de mobilização social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade. O tema que norteará os trabalhos do programa será definido no 1º Ciclo de Atividades, no mês de março, e será estabelecido pelo secretário de Educação de cada município, conforme os desafios que foram levantados na Oficina de Pactuação.

Segundo a analista de Responsabilidade Social da Regional Centro-Norte da Votorantim Cimentos, Fernanda Recife, em 2018, o PVE teve como foco o incentivo à leitura, inclusive nas ações envolvendo a comunidade. Entre os principais resultados das ações, está a revitalização das bibliotecas municipais em Edealina (GO), Nobres (MT) e Xambioá (TO), além da construção de uma sala de educação integral na Fercal, região de Sobradinho (DF). Tudo por meio de mobilização social e voluntariado. “Em 2019, mantemos o nosso compromisso com os projetos em andamento e engajaremos cada vez mais a comunidade para somar esforços de fortalecimento das redes municipais de ensino. Assim, com a participação de todos, realizaremos ações ainda mais assertivas para atender as necessidades locais e alavancar, de forma concreta, a qualidade da educação”, afirmou Fernanda Recife.

PVE – Principais números (2018)

·         104 municípios participantes em 17 estados brasileiros

·         Mais de 162 mil pessoas engajadas em atividades de mobilização

·         1.130 escolas participando do programa

·         Mais de 360 mil alunos impactados

·         2.130 diretores e coordenadores pedagógicos envolvidos nas formações

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.


Por Rosana Terra, Foto: Divulgação

Nenhum comentário