RECENTES

LEMBRANÇA / Curiosidades de Sobradinho


A origem de Sobradinho
  
Na primeira metade do século XIX, o comerciante Antônio Gomes Rabelo, ao tomar posse de suas terras em Goiás, colocou um cruzeiro de madeira rústica para marcar a propriedade. Em um dos braços dessa cruz, um joão-de-barro construiu duas casinhas, uma sobre a outra, que lembravam um pequeno sobrado. Logo, aquele ponto se tornou uma referência para os viajantes que passavam por ali, sendo chamado de Sobradinho do Cruzeiro. Com o tempo, o riacho que atravessava a região ficou conhecido como Córrego do Sobradinho, batizando, também, uma fazenda erguida no local.
 
Primeiras casas de Sobradinho em 1960

A Fazenda Sobradinho foi desapropriada para a criação de uma das primeiras cidades-satélites do DF, inaugurada no dia 13 de maio de 1960. Assim como Brasília, Sobradinho também foi planejada, e tinha muitas características semelhantes às casas das quadras 700 da Asa Sul: ruas largas, lotes de 350 e 525 m2 com acesso pelos fundos e frente para amplas áreas verdes.
  
Sobradinho em 1965
A ocupação de Sobradinho se deu imediatamente após a demarcação dos terrenos, pois a cidade havia sido criada para abrigar os moradores da Vila Amaury, um acampamento operário que estava sendo inundado pelas águas do Lago Paranoá.

Entrega de casas em 1970

(*)Histórias de Brasilia

Nenhum comentário