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EDUCAÇÃO, ARTE & CULTURA

Parceria entre Projeto Arte na Praça e escolas se torna evento de sucesso

(*) José Edmar Gomes/FS

O artista plástico Tom Mello ministrou oficinas para 387 alunos da Escola Classe 11


 A parceria estabelecida entre três escolas públicas de Sobradinho e o Projeto Arte na Praça, no desenvolvimento de oficinas de artes, durante o mês de junho de 2019, alcançou excelentes resultados, como atestam diretores e professores destas escolas.

A parceria, que atingiu mais de 500 alunos, foi estabelecida com a Escola Classe 11, da Quadra 11; Centro de Ensino Fundamental, da Quadra 06; e Centro de Ensino Médio 01 (Ginásio), da Quadra 4.

Na Escola Classe 11 foram desenvolvidas oficinas de Pintura em Camiseta, aplicada pelo artista plástico Antônio Melo da Silva Filho (Tom Mello) e Aplicação de Técnica de Desenho e Decoupage em Prato de Vidro, aplicada pela professora de artes e artesanato, Telma Ferreira Gândara.

Nesta escola, 387 crianças, do 1º ao 5º ano, receberam 40 horas/aula, em 10 oficinas de duas horas, por colaborador, no período de 03 a 25 de maio de 2019.  

A vice-diretora da EC11, Roberta Andrade, afirmou que as atividades das oficinas foram de grande valia para a expressão das emoções e sentimentos dos estudantes e também para o desenvolvimento dos seus dons artísticos, da criatividade, da psicomotricidade e melhoria nas inter-relações.

A vice-diretora Roberta Andrade, da EC 11, recomenda as atividades das oficinas para as demais instituições de ensino


 A Roberta destacou também o profissionalismo dos artistas responsáveis pelas aulas e instruções, ressaltando “a atenção, cuidado e carinho na condução dos trabalhos com os estudantes”.

Segundo ela, os alunos demonstraram satisfação e alegria, durante todo o processo, o que resultou na produção de “lindas obras”.

A vice-diretora da EC11 disse ainda que, além do aproveitamento dos alunos, suas famílias avaliaram positivamente as atividades das oficinas, mencionando, durante reuniões de pais e conselhos de classe, a sua relevância para o desenvolvimento criativo das crianças.

Crianças da EC 11 pintam camisetas durante uma das oficinas


Em Declaração Pública, Roberta Andrade externou sua gratidão, parabenizando os artistas, colaboradores e idealizadores do Projeto Arte na Praça.

Ela recomendou as atividades das oficinas para as demais instituições de ensino e se colocou à disposição do Projeto Arte na Praça para novas parcerias.

Estudantes do CEM 01 mostram as peças de artesanato que eles confeccionaram na oficina coordenada pela professora Telma Ferreira Gândara

CEM 01 – Três turmas do Centro de Ensino Médio 01 (Ginásio), da Quadra 4, receberam a oficina de Decoupage em Prato de Vidro e Aplicação de Pátina, Da professora Telma Ferreira Gândara e a oficina de Teoria Musical, aplicada pelo músico Luan Paz.

A professora Telma Ferreira explica que a decoração dos pratos começa com a decoupage da superfície das peças, que são cobertas com papel decorado ou recortes de revistas, dando a impressão de uma bela incrustação. Segundo Telma, a decoupage é um processo simples, que baseia em cortar e colar.

O professor de Arte do CEM 01, Cleiton Rodrigues Torres, supervisiona a oficina de Artesanato

“Já a pátina é um recurso muito utilizado na decoração de madeira, com a  aplicação de tintas e outras substâncias que dão efeito envelhecido à superfície”, explica a professora que coordenou a produção de belas peças de pratos decorados e caixinhas de madeiras “envelhecidas”.

Segundo ela, oficinas como as que ela ministrou no CEM 01 podem profissionalizar os alunos e permitir que eles busquem renda própria, pois um prato decorado já custa cerca de R$ 20 e a caixinha de madeira R$ 15,00, no mercado.

O aluno Carlos Alberto Melo Neto pretende produzir mais peças em casa e ensinar a família e amigos a produzir pratos decorados

Carlos Alberto Melo Neto, aluno do 3º ano B, estava contente com a peça que conseguiu elaborar e disse que absorveu a técnica e pretende produzir mais peças em casa e ensinar a família e amigos a produzir pratos decorados.

Outro aluno do 3º ano B, Hilander Freitas Andrade, gostou da experiência na oficina e levou o prato para presentear sua mãe. Ele também quer produzir outras peças em casa.

Sandra Monteiro, aluna do 3º ano A, também se entusiasmou com a produção de pratos decorados e já fazia planos para continuar produzindo-os em casa. 

CEF 03 – No Centro de Ensino Fundamental 03, situado na Quadra 06, também, foram realizadas oficinas de Pintura em Camiseta, para duas turmas, no período matutino e mais duas, à tarde.

Sob a responsabilidade do artista plástico Tom Melo, alunos de 10 a 14 anos pintaram 60 camisetas, que podem ser usadas no dia a dia, realçadas pelas belas estampas.

O professor Robson Salazar, diretor do CEF 03, disse que a oficina despertou a iniciação artística nos alunos e a parceria contribuiu para o desenvolvimento cultural da comunidade escolar, assim como as demais ações do Projeto Arte na Praça contribuíram para a melhoria do panorama cultural da cidade.

Salazar agradeceu a oportunidade de a escola que dirige ter sido contemplada pela parceria e sugeriu que as demais escolas também busquem parcerias com entidades sociais e culturais da comunidade para que todos tirem proveito de tais experiências.

O professor Robson Salazar, diretor do CEF 03, disse que a oficina despertou a iniciação artística nos alunos e a parceria contribuiu para o desenvolvimento cultural da comunidade escolar


TEORIA MUSICAL – O professor de música do projeto, Luan Paz, esforçou-se para transmitir a essência da teoria musical aos alunos. Segundo ele, a teoria é libertadora. “É como matemática, se você criar um caminho cerebral para entendê-la, estará no rumo certo, pois o raciocínio é lógico”.

Segundo Luan, com um mês de prática, já é possível tocar certas peças ao violão. Mas, para Márcia Michaelis Bonfim Neri da Silva, aluna do 2º ano, a aula foi bastante explicativa, pois a teoria musical não é assim tão fácil.

O violonista Luan Paz ministra oficina de musica no CEM 01

 Márcia disse que absorveu o conteúdo porque já conhecia o básico, mas quem não conhece, segundo ela, deve ficar ligado nas explicações, pois a teoria musical é uma questão de atenção, interesse e prática. Ela diz que não pretendia perder nenhuma aula.  

O professor responsável pela disciplina de Arte do CEM 01, Cleiton  Rodrigues Torres, afirmou que as oficinas do Projeto Arte na Praça chegaram à sua escola na hora certa e serão benvindas também no próximo semestre, sobretudo, porque ele não tem formação específica em música.

O professor ressaltou que estava trabalhando técnicas de arte com os alunos, às sextas-feiras, e as aulas de violão vieram somar ao seu trabalho, pois sem aulas de música, os alunos do CEM 01 teriam de procurar a Escola de Música ou seguir algum projeto específico da Secretaria de Educação.
  
 O presidente da Artise, o cantor e ator Ângelo Macarius, ressalta a acolhida que as escolas deram ao projeto e agradece a atenção dos seus diretores e professores, garantindo que as oficinas têm conteúdos e desenvolvedores qualificados, que, certamente, enriqueceram o currículo dos alunos.

“Todos fomos enriquecidos e todos saímos ganhando”, ressalta Ângelo Macarius. 
*O Arte na Praça é um projeto multidisciplinar desenvolvido pela Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno(Artise),com o objetivo de formar plateias, valorizar os artistas e fomentar a cultura da região serrana do DF, através de shows musicais, palestras e oficinas de arte, gratuitas, realizado aos sábados, na Praça das Artes Teodoro Freire de Sobradinho.


(*)José Edmar Gomes/FS

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