RECENTES

CIDADE / OBRAS

BR 020 GANHA TRÊS FAIXAS COM SENTIDO A SOBRADINHO E PLANO PILOTO
 
Com o intuito de melhorar o fluxo do trânsito na Saída Norte, o Governo do DF inaugurou no dia 27 de setembro novo trecho da Ligação Torto-Colorado, com 5,2 km de extensão até Sobradinho, pela DF-150. Na ocasião, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a construção de um novo viaduto na região de Sobradinho e a duplicação da estrada até Planaltina.

Representante da comunidade de Sobradinho na solenidade, o deputado distrital João Cardoso (Avante) comemorou a conquista. Iniciativa vai beneficiar mais de 370 mil moradores de Sobradinho, Sobradinho II, Grande Colorado, Taquari, Fercal, Planaltina e Entorno.

"Além de desafogar e melhorar o trânsito para cerca de 50 mil veículos que passam por esta rodovia todos os dias, estas novas pistas chegam para salvar vidas. Fico feliz em participar do atendimento desta antiga demanda dos moradores da região", afirma o distrital.

O Complexo Viário Saída Norte Joaquim Roriz, como agora é chamado, faz parte do Trevo de Triagem Norte, que teve início em 2014 e atualmente possui 10 dos 23 viadutos já entregues à população. Segundo o GDF, o restante das obras rodoviárias será entregue até dezembro.

Ainda ao final de seu discurso, o deputado João Cardoso aproveitou a oportunidade do encontro com o governador para cobrar novamente o atendimento de Indicação feita ao GDF para a construção de um viaduto na BR 020, na altura do supermercado Comper e do Atacadão Dia-a-Dia. “Já solicitei e acompanhei a realização de estudos na área com o DER e SEMOB e esta é uma obra que nós vamos lutar e acredito que com a cooperação do GDF vamos conseguir fazer”, pontuou João Cardoso.

Logo na sequência, em seu discurso acerca da inauguração do novo trecho, o governador Ibaneis, em reposta à solicitação do deputado, informou que o viaduto irá sair e que a Secretaria de Mobilidade do DF pretende licitar a obra ainda este ano. “Para tranquilizar o deputado João Cardoso, gostaria de aqui informar que a obra do viaduto irá sair e que a Secretaria de Mobilidade tem até o final deste ano para iniciar a licitação”, afirmou Ibaneis.
  

SERVIDOR DE DUAS CARREIRAS, JOÃO CARDOSO REFORÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DAS ESTATAIS DO DF


Contrário às privatizações das empresas públicas do Distrito Federal, o deputado João Cardoso (Avante) é um dos nove nomes que integram a Frente Parlamentar em Defesa das Estatais, lançada na última quinta (10/10), na Câmara Legislativa do DF. 

Representantes e servidores da Caesb, CEB, BRB, Codeplan e Metrô participaram da solenidade de lançamento e defenderam a função social das empresas públicas.

Professor da Secretaria de Educação e auditor fiscal de Atividades Urbanas, João Cardoso tem se manifestado em plenário contra as possíveis desestatizações. Ele, que tem como uma de suas principais bandeiras a defesa dos servidores, ganhou notoriedade na imprensa local desde a primeira sessão da CLDF ao votar contra a ampliação do modelo do Instituto Hospital de Base, em janeiro. Em um ato histórico, foi autor da inédita audiência pública que debateu, em fevereiro, as condições de trabalho dos servidores da própria CLDF.

"Como servidor, eu jamais, nesses dez meses de mandato, me furtei a estar junto dos servidores. Desde o primeiro projeto (ampliação do IHB), eu procurei visitar as unidades de saúde e conversar com as bases", afirmou.

Em seu pronunciamento, João Cardoso classificou como "burburinho" a intenção de privatização das estatais e denominou os servidores como "os verdadeiros guardiões dessas empresas". Também destacou sua participação na audiência pública em defesa da CEB, que ocorreu em junho. Para ele, é possível buscar soluções para o GDF e as empresas a partir do estudo de dados técnicos e sem privatizar.

"Temos de sentar, conversar e achar a melhor solução para ambos os lados. Se o governo tem essa intenção, e eu acredito que tem, nós devemos sentar juntos com esta frente parlamentar para discutir.", avalia.


(*) Fonte: Ana Helena , Clarice Gulyas – Foto Divulgação –  Material publicado originalmente no Jornal de Sobradinho – edição nº 363 ref. A Segunda Quinzena de Outubro de 2019

Nenhum comentário