RECENTES

MEIO AMBIENTE


SOS Ribeirão Sobradinho promove trilha ambiental em 27 de outubro

A caminhada é de baixa dificuldade e todos podem participar do encontro gratuito que será no Itapuã. O guia e palestrante da trilha será o diretor presidente da Adasa, Paulo Salles
 
Com o intuito de cuidar do meio ambiente e preservá-lo para gerações futuras o SOS Ribeirão Sobradinho, movimento popular ambiental, promove, em 27 de outubro, uma trilha de sensibilização ambiental. A concentração para a caminhada será no Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapoã/Paranoá, às 9h. Quem conduzirá a trilha será Paulo Salles, diretor presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

A caminhada é de 1,5 km e sem grandes dificuldades. Pessoas da melhor idade, adultos, jovens e crianças podem participar do trajeto e ajudar o meio ambiente. O objetivo da caminhada, além da sensibilização, é fazer uma ação direta na natureza. Os participantes receberão um saco de lixo e poderão recolher objetos encontrados ao longo do percurso do Ribeirão Sobradinho.

A trilha passa passará por três cachoeiras da região: a Recanto Araripe, a Forquilha e a Irajá Comprido. A vista é deslumbrante e os participantes podem experimentar um pouco do ar puro e do contato com a natureza.

Estações Ribeirão

Ao longo da caminhada, há uma parada em cada uma das cachoeiras. Nessas estações, haverá um momento de reflexão sobre a importância das águas. Na primeira estação a pergunta para o palestrante será: Para que serve o Ribeirão Sobradinho? Na segunda: Para quem interessa a revitalização do Ribeirão? E na terceira: O que eu posso fazer para colaborar com essa revitalização? A ideia é levar as pessoas a saírem da trilha mais informadas sobre a necessidade de conservação e intrigadas a promover mudanças.  Também neto da escritora Cora Coralina, Salles irá compartilhar temas ambientais e também breves histórias da avó poetisa com os presentes.

As águas do Ribeirão Sobradinho estão impróprias para consumo e uso, tanto para o lazer quanto para atividades rurais. A qualidade das águas do ribeirão está insatisfatória, colocando a população em um ambiente de poluição e com risco de doenças. O SOS Ribeirão busca, por meio de ações, revitalizar a região dos mananciais.

Dicas rápidas

Não esqueça de ir com roupas leves e próprias para caminhada e tênis. Leve protetor solar, repelente e boné. Como a caminhada durará até quase o horário de almoço, leve um lanchinho e água mineral. Ao final da trilha, é possível comer no Restaurante Rural, o estabelecimento trabalha com self service.

SOS Ribeirão Sobradinho

O movimento popular ambiental SOS Ribeirão Sobradinho foi criado em 2010. A ideia surgiu após uma pesquisa de mestrado da Universidade Católica de Brasília (UCB), desenvolvida pelo professor Raimundo Pereira Barbosa, mostrar que as áreas de ocupação desordenada na região de Sobradinho estavam frágeis do ponto de vista ambiental. A metodologia usada na pesquisa foi a Avaliação de Risco Ambiental (ARA), que permite avaliar os riscos ambientais derivados da ocupação do solo.

Entre essas áreas estavam leitos de rios, córregos, ribeirões, nascentes e áreas de encostas, o que impede a ocupação. Após a verificação, iniciou-se uma campanha de sensibilização para com a causa ambiental. Para promover essa revitalização, foram  envolvidas a população, escolas públicas e particulares, igrejas, comerciantes, clubes de lazer e administrações regionais de Sobradinho I e II.

Em 2011, um outro estudo desenvolvido por estudantes de mestrado da Universidade de Brasília (UnB), analisou a qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho e mostrou que, em alguns pontos, elas estão impróprias para consumo e uso.

Desde então, o SOS Ribeirão Sobradinho vem promovendo diversas atividades e debates para melhorar os recursos hídricos da região. Grupos de trabalhos também foram criados para  uma melhor organização, promoção de eventos e ações para ajudar na revitalização das águas.

Anote aí!

Trilha SOS Ribeirão Sobradinho

Data:   27/10 (domingo)

Horário de início: 9h

Local: Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapoã, no início da DF 250, que liga o Paranoá à Planaltina.

Localização do Google: bit.ly/trilhasosribeirao

Para mais informações: 61 9 9958-8414 José Leitão



Fonte: Comunicação SOS Ribeirão Sobradinho

Nenhum comentário