TECNOLOGIA / DIGITAL
Aplicativo Comunicação Pública permite população do DF registrar
reclamações e elogios pelo smartphone
Com o
intuito de facilitar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos públicos, o
Governo do Distrito Federal assinou o termo de cooperação técnica para uso do
aplicativo Comunicação Pública, ferramenta gratuita de acesso igualitário
e transparente que permite ao usuário registrar sua manifestação – seja ela
reclamação, sugestão, elogio, informações de caráter geral – e ter acesso aos
mais recentes informes do governo. Nesta quarta-feira (16), a Subsecretaria de
Inovação da Casa Civil coordenou o treinamento de uso do aplicativo para a
primeira turma de gestores de canais.
Participaram
do treinamento representantes das Secretarias de Governo, Cidades, Atendimento
à Comunidade, Subsecretarias de Governança, Compliance e Tecnologia da Informação, além das
seguintes regiões administrativas: Lago Norte, Plano Piloto, Taguatinga,
Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria,
SCIA, Jardim Botânico, Itapoã, Vicente Pires, Fercal e Sol Nascente.
A
próxima turma, com treinamento previsto para o final de outubro, terá a
participação das demais RA’s, bem como outras unidades governamentais.
Segundo
o subsecretário de Inovação, Paulo Medeiro, “a Casa Civil vem atuando no
aprimoramento da relação entre a população e o GDF por meio do uso de modernas
tecnologias de comunicação, com o objetivo de simplificar a prestação do
serviço público”. “Sempre com foco na melhoria da qualidade de vida do
cidadão”, acrescentou.
De
acordo com a advogada Marília Matos, idealizadora do aplicativo, “a ferramenta
foi desenvolvida para resolver os problemas de comunicação entre a população e
órgãos públicos”.
Na
prática
O uso do
aplicativo é muito simples. O Comunicação Pública está disponível para
instalação no Google Play Store e no
Apple Store, além das plataformas Android e iOS. Ao acessá-lo, o cidadão deverá
escolher a área “Governamentais”, “Executivo”, “Governo do Distrito Federal”,
selecionar o canal de interesse e se manifestar.
Usuária
do aplicativo desde o início do ano, a subsecretária de Governança da Casa
Civil, Joyce de Oliveira, destaca a facilidade e a eficiência do Comunicação
Pública.
“O
aplicativo traz comodidade, pois evita que o cidadão se desloque até uma
repartição pública. Não tem burocracia. A comunicação é objetiva, a resposta do
órgão público é rápida e, muitas vezes, a dúvida esclarecida poderá auxiliar
outros usuários”, atesta a advogada licenciada.
Fonte:
Agência Brasília
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