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UTILIDADE PÚBLICA

Cuidados com a rede de esgotos e a caixa de gordura na época das chuvas

Caesb já realizou cerca de 11 mil atendimentos de fiscalização e orientação hidrossanitária em todo o DF



O período de estiagem começa a dar trégua neste início da primavera. Com isso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lembra que é proibido lançar água de chuva na rede de esgoto e aproveita para dar dicas sobre o uso adequado da caixa de gordura e evitar que haja extravasamento de resíduos da rede.



A Caesb realiza em todo o Distrito Federal um trabalho de orientação e fiscalização hidrossanitária com o objetivo de identificar problemas na rede de esgotamento sanitário. Só neste ano, de janeiro a setembro, foram realizados 10 mil e 759 atendimentos, dentre eles: retirada de ligações da rede de águas pluviais à rede de esgoto, regularização de redes de esgotos e limpeza de caixa de gordura. Ao chegar às casas, os técnicos identificam os problemas e orientam os moradores de como resolver as pendências.



Nos dias em que houver um volume excessivo de chuva, é preciso ficar atento pois qualquer ligação irregular de águas pluviais na rede de esgoto irá causar a obstrução ou até mesmo danificar a tubulação. A água da chuva não deve ser lançada na rede de esgotos. Quando isso acontece, ocorre o extravasamento e a contaminação da área atingida.



No caso de entupimento, poderá haver o retorno do esgoto pelos ralos e pias para dentro dos imóveis, pois o lixo prejudica o funcionamento da rede. Nunca jogue lixo como, por exemplo, óleo de cozinha, papel higiênico, fraldas, absorventes, lâminas de barbear, preservativos, cotonetes, cigarros, remédios vencidos, areia e qualquer outro material sólido nas pias, ralos e vasos sanitários. Essa medida simples evita que o esgoto ou o mau cheiro retornem para dentro de seu imóvel.



Já no caso da água da chuva que escorre dos telhados ou pelas calhas, o ideal é lançá-la em direção às galerias de redes pluviais, preparadas para absorver o volume de chuvas sem danos - https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/aguadechuvanatubulacao2.pdf.



As caixas de gordura devem ser limpas periodicamente e o resíduo deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartados no lixo. Essa gordura é lixo e não esgoto, portanto não pode ser descartado na rede da Caesb - https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/esgotonaoelixo4.pdf.



Como a Caesb dispõe de redes de coleta de esgoto bastante extensas cobrindo praticamente todo o Distrito Federal – 7.146 km de esgoto –, a Companhia precisa ser comunicada para que desloque mais rapidamente uma equipe técnica de manutenção. Por isso, a ajuda da população é fundamental para evitar danos ao meio ambiente. Ao verificar o extravasamento de esgoto na rede, uma das opções é ligar diretamente para a Central de Atendimento da Caesb, pelo telefone 115. Outra alternativa é utilizar o aplicativo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), disponível nos sistemas iOS e Android.



Em todas as opções, basta a pessoa comunicar o local do vazamento, informar que se trata de rede de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso rápido da manutenção. A Caesb mantém equipes prontas para realizar a desobstrução da rede de esgoto em 10 horas úteis, seguindo as normas da Resolução da Adasa nº 14/2011.



A partir dos chamados dos clientes via app ou Central de Atendimento, as ordens de serviço são repassadas para os Postos de Serviços, que direcionam as equipes mais próximas para o atendimento.



Passo a passo

Acesso pelo app

- Clique em Vazamento na Rua.

- Aparecerá a mensagem “Toque por 1 segundo para marcar o local do vazamento no mapa”, clique em OK.

- Confirme a localização do vazamento no mapa. A marcação poderá ser feita à distância do local também.

- Se possível, inclua uma foto para auxiliar a equipe de manutenção.

- Selecione a opção vazamento de esgoto e informe seu nome, telefone para contato e um ponto de referência.

- Anote o número do protocolo para acompanhamento no aplicativo.



Central de Atendimento – telefone 115

- Ligue para o número 115 e clique na opção 0 (Emergência).



Fonte: Cristine Gentil

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