GDF / TURISMO
Viva Lago Oeste estimula
novo momento para o turismo da região
Iniciativa foi lançada nesta
sexta-feira (8) com o intuito de potencializar os atrativos locais
Lançamento do programa
Viva Lago Oeste | Luís Tajes / Secretaria de Turismo
O
comportamento do consumidor turístico vem mudando e, de acordo com a
Organização Mundial do Turismo (OMT), a procura pelo turismo rural cresce 6% ao
ano, além do que pelo menos 3% de todos os visitantes optam por essa
modalidade. Alinhado à evolução do setor, o Viva Lago Oeste nasce com o intuito
de impulsionar a região que dá nome ao projeto – um lugar considerado mágico
devido à natureza exuberante que possui. A iniciativa foi lançada nesta
sexta-feira (8) e contou com a presença de moradores, empresários e
autoridades.
O Viva Lago
Oeste começou em 2017, quando um grupo de empresários da região procurou o
Sebrae-DF para ajudá-los a desenvolver o turismo no Distrito Federal.
Juntamente com a Secretaria de Turismo, no âmbito do Investe Turismo, as
estratégias para fomentar o turismo rural foram alinhadas e inseriu-se no
projeto da Torre de TV Digital e no Caminhos do Planalto Central, que mapeou
mais de 400 quilômetros de trilhas em todo o DF.
Para a
secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, Brasília tem uma forte vocação para o
turismo rural, já que 70% do Distrito Federal é composto por áreas de campo.
“Temos que mostrar a nossa cidade pelas atividades e experiências que
oferecemos para mostrar a nossa cidade pelo ângulo do Ecoturismo, Turismo de
Aventura e de várias outras formas de enxergar o DF e suas vivências. Estamos
falando de geração de emprego e é nesse sentindo que o governo participa”,
destacou.
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A Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, durante o lançamento do programa Viva Lago Oeste.Foto Luís Tajes/Setur-DF |
Gerente de
Negócios do Sebrae, Carlos Cardozo, também ressaltou o papel do
empreendedorismo para fortalecer e estruturar a cena da região por meio do
turismo. “Nosso objetivo é mostrar aos morados do Distrito Federal e de outros
estados que temos potencialidades aqui. Essa região tem atrações magníficas”,
sublinhou.
Analista do
Sebrae no DF, Nathália Hallack esteve à frente do projeto e pontuou que o Lago
Oeste é um prato cheio para o turismo. “Entendemos que existe um potencial
grande, com recursos naturais aliados à presença humana e à produção local
autêntica, genuína, orgânica e sustentável”, explicou Nathália.
Empreendimentos
Atualmente,
13 empreendimentos compõem a iniciativa: Boaz Espaço de Eventos – espaço de
eventos e agricultura orgânica; Pousada Rural Refazenda – pousada, espaço de
eventos e projeto pedagógico; Terra Nativa Agroecologia – produção orgânica no
sistema agroflorestal; Sítio Titara – Pousada, Day Use e produtos da roça; Vila
das Cabras – produção de laticínios artesanais; Agrovillage Cogumelos – cultivo
de cogumelos orgânicos; Bosque Brasil Ateliê – moda autoral com tingimento
natural; Ateliê Ralfe Braga – ateliê do artista plástico, ilustrador, designer
gráfico e diretor de arte Ralfe Brag; Espaço Nave – produção orgânica no
sistema agroflorestal e pizzaria; Nata do Cerrado – produção de sorvetes
especiais e artesanais; Nany Café – café e empório; Recanto Maria Flor –
hospedagem conceito e espaço de eventos; Trilha do Calango – hospedagem, espaço
de eventos, educação ambiental e projeto pedagógico.
Segundo o
proprietário do Recanto Maria Flor, Marcos Vinicius, a iniciativa é fundamental
para projetar e promover o local, para que mais pessoas conheçam o Lago Oeste.
“A nossa região é abençoada e temos muito potencial para crescer e ganhar
espaço.”
Em
funcionamento desde 2017, a casa já recebeu hospedes de diversas regiões do
mundo, batendo 20 nacionalidades.
Investe Turismo
O Distrito
Federal faz parte de uma das 30 rotas turísticas estratégicas que compõe o
Programa Investe Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo, pelo Sebrae e
pela Embratur. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, Brasília será
uma das rotas com os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, ambos na Chapada
dos Veadeiros (GO).
O programa
tem como objetivo melhorar a competitividade e acelerar o desenvolvimento
turístico em 158 municípios brasileiros por meio de atividades do setor.
Fonte: Agência Brasília / fotos Luis Tajes e Ascom Dep. João Cardoso
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