COMÉRCIO NO DF
Intenção de consumo dos
brasilienses cresce em janeiro
A Intenção
de Consumo das Famílias brasilienses (ICF) cresceu 0,5 pontos em janeiro deste
ano, na comparação com dezembro de 2019, fixando-se em 102,9 pontos. É o que
mostra pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do DF. Em relação ao mesmo
período do ano passado, o índice também apresentou crescimento (de 0,4) —
Valores acima de 100 pontos indicam otimismo.
O presidente
da Fecomércio, Francisco Maia, explica que esse foi o terceiro crescimento
consecutivo do índice. Segundo ele, o resultado está acompanhando a melhora da
economia do País. “Pesquisa realizada pelo Ministério da Economia mostra que o
Brasil criou 644 mil empregos formais em 2019, melhor resultado em 6 anos. A
confiança do empresário também voltou a subir, o que sinaliza boas perspectivas
para 2020”, informa Maia.
O estudo
mostra ainda que 76,2% dos consumidores estão mais seguros em relação a
situação atual do emprego; 12,8% estão menos seguros; 2,0% estão na mesma
situação do ano passado; 4,9% dos entrevistados estavam desempregados e 4,2%
não souberam responder. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é
um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a
avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de
vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto
prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo,
presente e futuro.
Fonte: Daniel Alcântara/Fecomércio – Foto: Divulgação
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