JUNTA COMERCIAL
Junta Comercial auxilia
RA’s na abertura de empresas
A autarquia quer descobrir as
dificuldades de cada localidade em relação ao registro e licenciamento de
empreendimentos
Uma das
missões que a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal
(Jucis.DF) recebeu quando veio para a gestão do governo local foi melhorar e
agilizar o processo de abertura de empreendimentos na capital do país. Em menos
de seis meses, todos os serviços da autarquia foram digitalizados, reduzindo o
tempo de análise de, em média, um mês para menos de três horas. Agora começa
outra etapa: auxiliar no aprimoramento e padronização da entrega nas
administrações.
No dia (5/2),
o vice-presidente João Vicente Feijão, a coordenadora de Integração, Juliana
Dato, e o gerente de Inovação Tecnológica, Rafael Linhares, começaram o
trabalho de visitar as administrações para conhecer os problemas em cada cidade
em relação ao sistema de registro e licenciamento de empresas (Sistema
Integrar), que agora está sob a gestão da autarquia. A ideia é levantar todas
as demandas e elaborar soluções gerais.
“Vamos
entender as dificuldades que cada região enfrenta para podermos melhorar o
sistema e facilitar a jornada do empreendedor”, afirmou Juliana. Hoje, as
conversas envolveram representantes de Planaltina,
Sobradinho I e Sobradinho II.
No encontro
com o administrador de Planaltina, Gilson Amorim Sobrinho, e o servidor Sérgio
Túlio, atualmente responsável pela área de licenciamento de empresas, os
representantes da Jucis.DF ouviram as principais dificuldades na região
administrativa, como a indicação de endereços, pois a região envolve áreas
urbanas e rurais. “Esse alinhamento das administrações com a Junta Comercial é
muito importante, pois essa aproximação só irá somar e dar mais agilidade na
abertura de empresas”, reforçou o administrador.
Em Sobradinho I, também foram apontadas
dificuldades em relação ao preenchimento do campo de endereços no sistema. “É
muito bom esse contato de vocês, pois também temos esse interesse em melhorar e
agilizar o deferimento da viabilidade de novos negócios”, ressaltou o chefe de
gabinete da Administração Regional de Sobradinho I, Cícero Lima.
Problemas em
relação ao ordenamento territorial foram apontados pelos servidores da Administração Regional de Sobradinho II.
“A administração é uma ponta do processo, pois estamos em contato com o pequeno
e o grande empresário. Então ouvimos todas as reclamações deles, inclusive sobre
a divulgação sobre como fazer o registro”, disse o chefe de gabinete, Joaquim
Dutra.
* Com informações da
Junta Comercial
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