COMÉRCIO / VENDAS / COVID-19
Quebra nas vendas ameaça
comércio
A
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que
a crise provocada pelo novo coronavírus vai acarretar uma queda histórica do
volume de vendas no varejo, no Dia das Mães de 2020. Em comparação com o ano
passado, a entidade projeta um encolhimento de 59,2% no faturamento real do
setor na data, considerada a segunda mais importante no calendário varejista
brasileiro.
Segundo o
presidente da CNC, José Roberto Tadros, a projeção de queda para o Dia das Mães
por causa da pandemia ficou acima das perdas estimadas para a Páscoa (-31,6%).
“O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos
importantes para a venda de produtos voltados para a data, como vestuário,
lojas de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. Já a Páscoa tem como
característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados
essenciais, como supermercados, que permaneceram abertos desde o início do
surto de covid-19”, disse, em nota.
De acordo
com a CNC, o ramo de vestuário e calçados é o que apresenta a maior expectativa
de encolhimento durante o Dia das Mães, com queda de 74,6%, seguido pelas lojas
especializadas na venda de móveis e eletrodomésticos, com perda de 66,8%, e
pelo segmento de artigos de informática e comunicação, com retração de 62,5%.
Segundo o
economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o comércio deverá
registrar retração em todos os estados durante a data. “São Paulo, Rio de
Janeiro e Minas Gerais, unidades da Federação que respondem por mais da metade
das vendas voltadas para o Dia das Mães, tendem a registrar perdas de 58,7%,
47,4% e 46,6%, respectivamente”, afirmou. Em termos relativos, três estados do
Nordeste deverão registrar as maiores perdas: Ceará (-74,2%), Pernambuco
(-73,5%) e Bahia (-66,2%).
Fonte: Ana Cristina Campos/Notibras –
Fotos: Tarcísio Pádua/aliastpadua.com.br
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