RECENTES

REGIÃO NORTE DO DF / PLANALTINA

 Complexo Cultural de Planaltina vai virar uma tela a céu aberto 

Painel de grafite com quase 300 metros quadrados celebrará os dois anos de inauguração do espaço. 15 artistas farão o serviço, entre quinta-feira e domingo

 

A vida cultural de Planaltina ganha cores e formas especiais nos próximos dias. O aniversário de dois anos do Complexo Cultural da Cidade, completado no próximo domingo (4/10), vai ser celebrado com a realização do projeto Planaltina Arte Urbana.

 

Com o projeto, a parede principal do complexo vai ser grafitada, e se tornará uma verdadeira tela a céu aberto, com 276,8 metros quadrados de área. Para que a missão se concretize, 15 artistas do spray vão realizar o trabalho, entre a próxima quinta-feira e o domingo (1 a 4/10). Desses, três são da cidade, Odrus, Kel e Iasmim Kali.

 

“O complexo é como um filho para mim. E, agora, é como se ele estivesse prestes a ganhar uma roupa nova pela qual esperávamos ansiosos”, comentou o deputado distrital Claudio Abrantes, morador da cidade e autor da emenda que viabilizou a construção do espaço. “Trata-se de um grande presente para o complexo, para o artista de Planaltina, para toda a cidade e também para o DF”, destacou Claudio Abrantes, que também é ator.

 

O tema do painel será “Planaltina, patrimônio, história e identidade de uma cidade centenária”. O edital para a realização do projeto foi lançado no mês de agosto, na semana do aniversário da cidade. Os trabalhos serão municiados de todos os equipamentos de segurança necessários para a prevenção da Covid-19, como máscaras, álcool e outros itens. E, ainda, o material de trabalho, além de cintos de segurança, óculos de proteção e capacetes.

 

“Começamos a redigir esse edital em janeiro. Temos aqui um palco maravilhoso, uma estrutura de grande valor para os artistas da cidade”, destacou Júnior Ribeiro, ator e gerente do Complexo Cultural de Planaltina.

 

Em dois anos de existência, o espaço já recebeu centenas de montagens e atividades, como peças, shows musicais, exposições e outros. “Um dos grandes projetos é a Ocupação Horizontal no Complexo Cultural de Planaltina, com oficinas on-line de instrumentos, Libras, produção cultural e muito mais”, contou Júnior Ribeiro.

 

“Outra inovação obtida foi a descentralização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A chegada do cinema a Planaltina, a realização desse grandioso festival na cidade, é um marco para toda a população”, comemorou Claudio Abrantes.

 

Por medida de segurança, não haverá atrações anexas. “Pensamos em um aniversário com um evento, com a junção das línguas da arte urbana, então teríamos diversas atrações. No entanto, devido à Covid-19, limitamos à ação da pintura, que só ocorrerá na área externa”, finalizou Júnior Ribeiro. Nesse momento, o complexo está sendo utilizado apenas para a realização e transmissão de lives.


Crédito da foto: SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA (SECEC)

Nenhum comentário