COMÉRCIO & INDÚSTRIA
Francisco Maia, um apaixonado pela família e pelo trabalho
Maior prazer do presidente da Fecomércio, falecido hoje de covid-19, era estar entre os parentes e “ser útil” para as pessoas
Francisco
Maia com a família: a esposa, três filhos e seis netos. Foto: Divulgação
O coração
de Francisco Maia Farias não resistiu às complicações da covid-19 e parou às
2h30 da madrugada desta Quarta-Feira de Cinzas (17). A morte do presidente da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal
(Fecomércio-DF) entristeceu o meio empresarial e os muitos amigos que construiu
ao longo dos seus 71 anos de vida. E enlutou a família pela qual era apaixonado
e dedicava os seus melhores esforços.
Chico Maia,
como gostava de ser chamado pelos mais próximos, era casado há 45 anos com
Solange Pinheiro Farias. Eles tiveram três filhos (os gêmeos Valéria e Rafael,
de 44 anos, e o caçula Daniel Farias, de 42). Cada um deles lhe deu dois netos,
que, nos últimos anos, centralizavam suas atenções nos momentos de descanso do
trabalho à frente da entidade do Sistema S.
Nascido em
Teresina, capital do Piauí, foi criado em São Luís (MA), de onde mudou-se para
Brasília aos 13 anos, em 1963. Formou-se em Jornalismo pela UnB e nas décadas
de 1970 e 1980 atuou em vários veículos de comunicação, como o extinto Diário
de Brasília, o Jornal de Brasília, a Rádio Nacional e o Correio Braziliense.
Grupo
Apoio – Maia sempre
teve espírito empreendedor. Nos anos 1980, ainda como redator da extinta
Agência de Notícias dos Diários Associados (ANDA), incorporada pelo Correio
Braziliense, criou, juntamente com o irmão Airton Maia, o Grupo Apoio, que
atuava nas áreas de produção de vídeo, turismo e evento. Também fundou a TV
Apoio, que transmitia em sinal UHF.
Foi um dos
fundadores do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos (Sindeventos-DF),
um dos 26 sindicatos filiados ao Sistema Fecomércio-DF. Como presidente do
sindicato, tornou-se homem de confiança do então presidente da Adelmir Santana,
a quem veio a suceder em fevereiro de 2019. Desde então, transferiu a gestão
dos negócios da família para a filha Valéria.
Atualmente,
ela administra os hotéis Like Ü, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília e na
Avenida República do Líbano, em Goiânia, e o Casa Blanca, no Setor Hoteleiro
Norte da capital da República.“Meu pai foi um exemplo de perseverança. O
exemplo que ele deixa para todos nós é o de um homem que jamais desistiu de
seus objetivos. Era determinado e sempre levou seus projetos até o fim”, diz
Valéria Farias.
Missão – A responsabilidade com os
compromissos assumidos acabou sendo determinante na trajetória de Francisco
Maia. Desde o início da pandemia, embora tomando cuidados como o uso de máscara
e álcool em gel, ele manteve uma rotina de ir ao trabalho e participar de
solenidades e eventos. “Deus me deu esta oportunidade de fazer coisas boas para
as pessoas. Não posso me omitir desta missão”, repetia para os assessores.
Em algum
momento, ele foi contaminado pelo novo coronavírus e foi internado com os
sintomas da covid-19 no dia 17 de janeiro. Trinta dias depois, mesmo
apresentando sinais de melhora com o tratamento na Unidade de Terapia Intensiva
(UTI) do Hospital Santa Lúcia Norte, sofreu uma parada cardíaca e faleceu.
Fecomércio destaca legado
A Assessoria
da Fecomércio-DF distribuiu um informe sobre o legado humanitário de
assistência social de Francisco Maia. “O pioneiro de Brasília deixa uma marca,
sobretudo, de inovação, integração e responsabilidade social. Empresário dos
segmentos de hotéis e de comunicação, Francisco Maia assumiu o Sistema
Fecomércio-DF em 6 de fevereiro de 2019 e desde então procurou integrar,
fortalecer e reestruturar as instituições – dando voz aos sindicatos, atendendo
a população mais carente e unindo os empresários do comércio da capital do
País”, diz o comunicado.
“Como
presidente da Fecomércio, do Sesc e do Senac no DF, Francisco Maia deixa um
legado histórico de combate à pandemia do coronavírus e de luta contra a fome e
a desigualdade social. Assim que a pandemia surgiu, no primeiro trimestre de
2020, ele não mediu esforços para auxiliar a população e os empresários. Foram
diversas ações: disponibilização de crédito junto ao BRB; doação de marmitas,
sopas, máscaras e testes para a população. Também foi realizada uma campanha
para ajudar os pequenos negócios, os mais afetados pela crise”.
O texto diz,
ainda, que “no turismo, ele criou, com apoio de diversas entidades, a Marca
Brasília e promoveu o DF como um grande destino turístico. Modernizou a gestão
do Sistema Fecomércio-DF, procurou sanear as entidades e inovar com bandeiras
como a criação de um corredor cultural na W3 Sul. Também abraçou projetos como
o Fome de Música, que por meio de lives arrecadava alimentos para entidades
sociais”.
Ações – Sabendo da importância em buscar a
autossustentabilidade dos sindicatos que compõem a Fecomércio-DF, a gestão de
Francisco Maia remodelou o trabalho e assessoria prestada para os sindicatos.
Em 2019, foi lançado um novo modelo de gestão do núcleo de atendimento sindical
apoiado na inovação e busca por novas fontes de receita. Com essa diretriz, foram
realizados três encontros sindicais para dar novo direcionamento às entidades
patronais do comércio brasiliense.
“Outro
destaque foi a criação de novas câmaras setoriais para discutir e aprimorar o
setor terciário em Brasília. Em 2019, foram lançadas as câmaras de tributação e
finanças públicas; de mulheres empreendedoras; e de economia criativa. Além
disso, foi relançada a câmara de inovação e tecnologia da informação. A câmara
de turismo e hospitalidade, lançada em 2016, presidida por Francisco Maia,
trabalhou incansavelmente pelo crescimento do turismo e realizou grandes
projetos. Em 2020, a câmara de comércio Argentina – Distrito Federal foi a
última lançada.
“Com a
missão de contribuir para qualidade de vida, o Sesc manteve a promoção de
atendimento nas áreas de educação, saúde, esporte, alimentação, cultura, ação
social, turismo e lazer. Outro projeto que ganhou força com Francisco Maia foi
o Mesa Brasil, um programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos.
“O Senac-DF,
por sua vez, se tornou uma instituição com capacidade de levar ao cidadão o
sucesso pessoal e profissional – munindo as pessoas de conhecimento e
habilidades para o sucesso no mercado de trabalho. Um dos destaques foi o
programa Senac de gratuidade. Ainda na área de educação, a instituição fechou
acordo com Sebrae-DF. A finalidade foi a de criar uma atuação conjunta em ações
direcionadas para a educação empreendedora nos cursos de graduação e
pós-graduação da Faculdade Senac”.
Serviço:
O velório de
Francisco Farias Maia começa às 14h desta quarta-feira (17) na capela 7 do
cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul de Brasília. O sepultamento está
marcado para as 17h.
Fonte: Orlando
Pontes
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