name='content'> ]]>

RECENTES

ARTIGO / COLABORAÇÃO de Fabíola Araújo de Almeida Caldas

 Relacionamento abusivo: como identificar e como sair dele?

Muitas pessoas não sabem identificar o relacionamento abusivo, mesmo que esse tema tenha ganhado tanta repercussão social.

Você sabia que a cada 5 mulheres, 3 já sofreram ou sofrem em relacionamentos abusivos?

Um número alto, não é?

Mas o que vem a ser um relacionamento abusivo?

O relacionamento abusivo é quando uma pessoa da relação exerce poder excessivo sobre o outro, afetando não só o físico, mas o mental e emocional da vítima. É um relacionamento onde há intimidação, manipulação, abuso de poder, perda da liberdade, humilhação e violência psicológica.

O relacionamento com um abusador geralmente começa com muito carinho e atenção. O abusador tenta de todas as formas envolver a vítima, até que começam a aparecer os primeiros sinais de abuso. Quando estes aparecem, a vítima já está tão apaixonada, envolvida, tão dependente emocionalmente ou financeiramente que é difícil para ela perceber, ou até mesmo sair do relacionamento. Muitas vezes o abuso vem disfarçado como forma de cuidado, portanto pode passar desapercebido.

Existem sinais comuns que demonstram um relacionamento abusivo, e é muito importante que a vítima consiga distinguir o quanto antes.

Um dos primeiros sinais é o ciúme excessivo. O abusador começa a controlar as roupas de sua companheira, controlar onde vai, com quem ela fala, tudo isso alegando que está cuidando do que é dele, ou que confia na parceira, mas não nas outras pessoas.

O controle excessivo é outro sinal muito típico nesses relacionamentos.  O abusador vai controlando a vida da vítima em todos os aspectos: trabalho, estudo, visita a familiares. Em um determinado ponto o companheiro não permite que vítima trabalhe e tenha sua vida financeira própria, alega que não é necessário, que ele tem condições de sustentá-la, mas o que ele quer na verdade é deixar a vítima totalmente dependente financeiramente dele. O controle se torna tão excessivo que a mulher vai deixando de sair com amigos, visitar familiares, e daí vai se anulando, vai se deixando ser controlada, até porque ela não quer brigar para fazer com que essa relação dê certo.

A estratégia do abusador é justamente isolar o outro do mundo, fazer com que a pessoa perca sua independência, autonomia. É fragilizar a vítima, para que ele tenha cada vez mais controle.

Outro sinal é culpar a vítima por tudo: pelas brigas, pelo excesso de raiva vindo da parte dele. Frases muito comuns são: Você me provoca, fica usando essas roupas. Fica saindo com esses seus amigos, eles não prestam. E a mulher vai internalizando essas falas, aceitando essa culpa sobre ela.

Na questão sexual também existe abuso, pois a vítima, por muitas vezes, é obrigada a atender às necessidades e desejos do seu parceiro, mesmo sem vontade. O sexo tem que ser prazeroso para ambos, mas mesmo assim a mulher cede com medo de que se não ceder ele irá procurar satisfação sexual na rua. E isso é o que se ouve desde os tempos das vovós, e então, a mulher vai cedendo a esse tipo de abuso pelo medo de ser traída. Esse abusador só está mostrando que não respeita sua companheira, e que a vê simplesmente como um objeto.

O relacionamento abusivo é muito perigoso, porque além dos fatores acima citados, que acabam com a independência, autoestima e com o emocional da mulher, muitos dessas relações acabam em ameaças e posteriormente em agressões físicas. Primeiramente o abusador começa quebrando objetos, como celular, e outras coisas dentro de casa, mas com essas atitudes ele está dando um aviso de que a vontade dele é de quebrar o rosto da vítima, é de bater nela. Porém, em certo momento, ocorrem mesmo as agressões físicas, e infelizmente, em muitos casos, o feminicídio.

E como sair desse relacionamento?

Após ter identificado que está em um relacionamento abusivo, o primeiro passo é procurar ajuda, apoio emocional, com pessoas de confiança, como amigos e familiares. É muito difícil sair sozinha de um relacionamento abusivo, por isso é tão importante encontrar pessoas para ajudar a superar e a dar força.

É necessário que a vítima deixe toda a culpa para trás e comece a pensar que o problema não era com ela, mas sim com o abusador.

Outro ponto importante é resgatar o seu eu, relembrar que possui qualidades, resgatar a vitalidade e aquilo que traz felicidade. Bom lembrar também que é capaz, e que existem pessoas em que pode confiar e que é especial para elas.

Uma ajuda essencial nesse momento é a Psicoterapia, ela é fundamental nesse processo, pois irá ajudar a encontrar o melhor caminho para lidar com a dependência emocional e com todos os traumas que essas relações deixam. Na terapia um dos focos é que a vítima irá buscar melhorar sua autoestima. Além disso, irá fortalecer o emocional e passar a se conhecer melhor. Dessa maneira, toma o controle dos sentimentos e pode mudar ou acabar com esse tipo de relacionamento.

Sempre bom lembrar que, se é amor: ele não controla, humilha, constrange, manipula, debocha, chantageia, ameaça, agride, prende, menospreza, diminui, engana, maltrata. Isso é um relacionamento abusivo!

Como ajudar alguém que está em um relacionamento abusivo?

Primeiramente não ignore o problema, dê apoio, não julgue, procure conversar de forma sempre positiva. Ajude a reconhecer que a culpa não é dela e que com força, coragem e apoio a mulher conseguirá sair desse relacionamento.

Existem também serviços de denúncia como:  A Central de Atendimento à Mulher (180), onde existe uma escuta qualificada a essa vítima. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.

Em caso de urgência, em que há agressão física, ligue para a Policia Militar (190).

E se você está em um relacionamento abusivo, não hesite em buscar ajuda. Todas merecemos ser amadas, cuidadas. Em uma relação saudável, há amor, respeito, carinho, companheirismo. Não se acostume com o que não te faz feliz! 

Fabíola Araújo de Almeida Caldas

Psicóloga Clínica- CRP 01/23690

Um comentário

Unknown disse...

Minha amiga amei seu artigo. Que o Senhor continue te usando para ajudar mais e mais mulheres.👏👏👏👏👏