SOCIAL / FERCAL
Programas sociais mudam vidas e fortalecem a cidadania
Em seis meses, centros de assistência social no DF atenderam 65 mil pessoas, oferecendo também benefícios e auxílios para situações específicas
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
é muito mais do que um conjunto de paredes de uma instituição pública. Nessas
unidades de assistência social, famílias e indivíduos em situação de
vulnerabilidade e risco recebem atendimento no Serviço de Proteção e
Atendimento Integral à Família (Paif) e podem acessar serviços, benefícios,
programas e projetos socioassistenciais. Dessa forma, em cada uma das 27
unidades existentes no Distrito Federal, diariamente são realizados serviços
capazes de promover mudanças na vida de uma família. Apenas no primeiro semestre
deste ano, foram mais de 65 mil atendimentos diversos. Para muitos, esse
atendimento é o início de uma nova história.
Jabes enfrentou o desemprego, inscreveu-se nos benefícios do Cras e
reconstruiu sua vida | Foto: Renato Rhafael/Sedes
“Agora,
eu posso dizer para outras pessoas que é possível chegar lá, se você tiver
comprometimento e persistência de correr atrás do que quer”Jabes
Afro Dias, servidor da Sedes
Em outras épocas, o técnico administrativo Jabes
Afro Dias, de 35 anos, foi um dos usuários da política socioassistencial do DF.
Era 2016 e Jabes, como muitos brasileiros, enfrentava o drama do desemprego.
Casado, com um filho pequeno, estava pronto para viver mais uma vez os desafios
da sua infância, quando as dificuldades batiam à porta diariamente. “Foi uma época
dura, mas foi aí que entrou o Cras na minha vida”, lembra.
Motivado pela possibilidade de prestar concurso
público sem pagar a taxa de inscrição, ele foi ao Cras da Fercal para atualizar
cadastro. Lá, descobriu que os serviços de assistência social poderiam ir além.
Nos anos seguintes, programas como Bolsa Família, Bolsa
Maternidade e DF Sem Miséria passaram a fazer parte
de sua estratégia para garantir a sobrevivência. “Apesar de as coisas
estarem difíceis, eu tinha certa segurança”, lembra Jabes, que dessa forma
continuou a acreditar nos estudos para melhorar a vida da família.
A última parcela dos benefícios sociais veio no
primeiro semestre deste ano. Agora, Jabes não precisa mais desse auxílio. Em 17
de março, seu nome constava no Diário Oficial do Distrito Federal
(DODF) como aprovado e convocado para assumir um cargo na carreira de
assistência social do DF na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Agora, posso dizer para outras pessoas que é possível chegar lá, se você tiver
comprometimento e persistência de correr atrás do que você quer”, aconselha o
servidor público.
Reconhecimento
Lotado na sede da pasta, Jabes quer pautar a
carreira na gratidão. “Sei que muitas pessoas lá fora hoje precisam de algum
encaminhamento, e estou aqui para poder trabalhar com a equipe e oferecer isso
de volta para a sociedade”, promete.
A importância do papel de cada funcionário da Sedes
para o atendimento à população do DF é ressaltada pelo servidor Márcio Silva
Mendes, auxiliar no Cras da Fercal. Cinco anos atrás, ele teve o primeiro
contato com aquele cidadão que, hoje, se tornou seu colega. “A gente faz a
recepção e tenta informar sobre os direitos”, explica o servidor.
Foi assim que um pedido de recadastramento se
transformou em uma assistência mais ampla e, em seguida um sonho realizado.
“Esse é o dia a dia das equipes dos Cras, que, por meio do atendimento
presencial ou telefônico, identificam as necessidades da população e as
possibilidades de encaminhamentos sociais”, diz.
Novos servidores
Entre 2020 e 2021, a Sedes convocou mais de 350
novos servidores públicos. São técnicos administrativos, assistentes sociais,
psicólogos, agentes sociais, educadores sociais e pedagogos, entre outros
especialistas que reforçam o atendimento à população em situação de vulnerabilidade
social no DF.
De acordo com a secretária adjunta de
Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, as convocações ocorrem em articulação
com o governo, como um todo. “A gestão está empenhada em buscar a nomeação para
mais aprovados”, pontua. “Esse é um trabalho intenso e constante da equipe”.
* Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA, Edição: CHICO NETO,
com informações da Secretaria de
Desenvolvimento Social
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