UTILIDADE PÚBLICA
Novo sistema biométrico da PCDF moderniza a Carteira de Identidade
Dez
delegacias e seis unidades do Na Hora usam o novo procedimento; a polícia
também lançou um serviço on-line de segunda via.
A Polícia
Civil do Distrito Federal lançou um novo sistema biométrico utilizado para a
fabricação da Carteira de Identidade e na verificação de impressões digitais de
suspeitos de crimes. A metodologia começou a ser inserida em novembro de 2021
nos 10 postos biométricos da corporação que ficam dentro das delegacias e nas
seis unidades do Na Hora e entrou de forma definitiva em 3 de dezembro também
nas delegacias circunscricionais e especializadas.
A mudança
consistiu na implantação de outro sistema – o último era de 2008 – e na troca
de equipamentos. As delegacias receberam novos computadores, câmeras
fotográficas, PADs de assinatura e equipamentos de coleta biométrica. “Trocamos
todos esses equipamentos a fim de propiciar um atendimento melhor para o
cidadão”, explica o diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Simão
Albuquerque.As delegacias receberam novos computadores, câmeras fotográficas,
PADs de assinatura e equipamentos de coleta biométrica
O novo
sistema de verificação biométrica é mais moderno e seguro por exigir uma melhor
coleta das impressões digitais.
“Você
minimiza quase que em 100% a questão da falsidade da carteira de identidade por
causa de um sistema biométrico eficiente”, completa Albuquerque. Além disso,
agora o cidadão conta com reconhecimento facial e da impressão digital quando
retorna a unidade para buscar o documento, evitando fraudes.
A doutoranda
em Ciências Florestais, Bianca Pietsch Cunha Bendito, 32 anos, já testou o novo
sistema e os equipamentos. Ela precisou emitir uma segunda via da carteira de
identidade para poder tirar a carteira nacional de habilitação.
“O processo
em si foi bem tranquilo. Os policiais me atenderam superbem e foi rápido.
Aproveitei para incluir os números do meu CPF e do título de eleitor, que eu
não tinha na carteira”, conta.
Carteira
de identidade
A primeira
via do registro civil é gratuita. A segunda via tem um custo de R$ 42. O
serviço precisa ser agendado no site (https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade),
que passou por uma reformulação se tornando mais simples e intuitivo, ou pelo
telefone 156.
É necessário
apresentar a certidão de nascimento e casamento, além do CPF. Quem quiser
incluir outros documentos como CNH, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor,
deve apresentar os originais.
As vagas
para agendamentos são liberadas todos os dias úteis às 8h30, 10h30, 14h30 e
16h30 e permitem ao usuário escolher um dos 16 locais de atendimento no DF, que
funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A expectativa é de que, em
breve, o posto do Na Hora de Brazlândia também faça parte das unidades de
atendimento.
Diariamente
são disponibilizadas 1,3 mil vagas e a PCDF atende 1,1 mil pessoas por dia, já
que alguns agendados não comparecem. Devido ao novo sistema houve uma redução
nos atendimentos para uma média de 900. “A gente espera alcançar o número
anterior e depois passar disso. Estamos no momento de adaptação”, acrescenta
Simão Albuquerque.
Solicitação
digital
A Polícia
Civil também lançou o serviço de segunda via digital. Batizada de 2ª Via Fácil,
a reimpressão ocorre totalmente on-line com funcionamento 24 horas por dia. O
usuário faz a solicitação digital da carteira de identidade, gera o boleto de
pagamento no valor de R$ 42 e escolhe o local da retirada, dispensando o
comparecimento pessoal para o atendimento.
“Hoje, 70%
dos nossos atendimentos são de segunda via. Então lançamos a 2ª Via Fácil para
oferecer mais um serviço ao cidadão, que pode ter a segurança de emitir de
forma automática pelo site”, afirma o diretor do Instituto de Identificação da
PCDF.
Ao todo, são
quase 650 mil pessoas aptas no Distrito Federal para o serviço que tem alguns
pré-requisitos. É necessário ter uma carteira de identidade expedida no DF a
partir de 1º de julho de 2018 (quando um novo item de segurança foi incluído
nos documentos), ter mais de 16 anos, ser brasileiro nato e não ter tido
alterações nos dados pessoais no período. O formato tem atendido entre 80 a 120
pessoas por dia, liberando mais vagas no atendimento presencial.
Fonte: Agência Brasília, Foto: Renato Araújo / Agência Brasília
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