RECENTES

Letras e Belas Artes

Sobradinho já conta com sua ACADEMIA 

A Academia de Letras e Belas Artes de Sobradinho – ALAS – foi formalizada, no último dia 13 de maio, quando Sobradinho completa 62 anos de existência e chega para suprir uma lacuna no cenário cultural da cidade. 

A abrangência da denominação, incluindo Belas Artes, vem da intenção de “enaltecer e incentivar os fazeres culturais de Sobradinho, projetando-os no Distrito Federal e em todo o Brasil”, de acordo com a presidente da entidade, Rosemaria Alves, que é cantora, agitadora cultural e ex-gerente de Cultura da cidade.

Segundo Rosemaria - que formatou o projeto da ALAS e o discutiu com um grupo de intelectuais - apesar da falta de recursos, a ideia é agregar os vários segmentos artísticos, escritores, professores de literatura, poetas e poetisas, além de artistas plásticos e visuais, o que ela não considera excesso de abrangência, uma vez que a própria Academia Brasileira de Letras - ABL – empossou recentemente o cantor e compositor Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro.

“Se você lida com música, você lida ou produz letras; se você lida com teatro, você lida com textos; então não vejo nada de incoerente nisso”, explica a presidente. 


DULCINA DE MORAES

A Academia de Letras e Belas Artes de Sobradinho terá como patronesse Dulcina de Moraes,  atriz e fundadora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, falecida em 1996. Além da diretoria com 17 membros, a ALAS se comporá de 40 cadeiras, que também podem ser ocupadas por membros da diretoria.

A ALAS não tem nenhum apoio do poder público, nem endereço específico, ainda. Está funcionando provisoriamente na casa da presidente, no bairro Nova Colina. Os ocupantes das cadeiras serão escritores e artistas locais, convidados pela diretoria. Eles próprios apontarão os patronos de suas cadeiras.

A presidente Rosemaria Alves tem intenção de fazer da ALAS uma casa dinâmica, que não fique apenas em chás e eventos internos, mas possa produzir atividades, envolvendo a comunidade, como saraus, feiras, lançamentos de livros e encontros literários.

Ela explica como será este dinamismo: “Durante a realização de uma feira literária, podemos ter atividades culturais paralelas, como um artista pintando um quadro ou um cantor interpretando suas canções”. 

FORMAÇÃO DE LEITORES

Outra preocupação da presidente é com a formação de leitores. Para isso, a Academia já está solicitando às escolas que indiquem nomes de professores e alunos, que tenham habilidades ou tendência literárias, para se aproximarem da Academia.

“Vamos adentrar nas escolas porque lá existem alunos que escrevem bem e têm intenção de ser escritores”, afirma. Outra ideia é ir ao encontro das crianças, principalmente da periferia, e conquistá-las com a contação de histórias e, assim, formar novos leitores.

Rosemaria explica que muitos professores, que ocupam a diretoria da ALAS, dominam a didática e a dinâmica literárias, o que facilita ações neste sentido.

A diretoria, está motivada e disposta a cumprir o que está estabelecido no estatuto.

A ideia é formar um “team” competente e consciente, que possa dar apoio aos escritores, artistas e leitores, na criação de um clube de livros, com trocas de obras; uma equipe para contação de histórias e participação em eventos literários.

 CIDADE-ARTE

Rosemaria informa que, apesar de ter nascido ontem, a ALAS já foi convidada para a Feira Literária de Brasília, realizada no Museu da República, e tem convite para a Feira do livro de Águas Lindas.

Tudo isso, segundo Rosemaria, é importante para divulgar os escritores, os artistas locais e suas obras, que devem chegar o mais longe possível. “Onde estiver pelo menos um membro da ALAS, ali estará representada a Academia”, pontua.

A presidente da ALAS adverte que, apesar de Sobradinho deter o título de Cidade-Arte, os artistas e escritores daqui não têm a visibilidade que merecem, porque não recebem apoio do poder público. Rosemaria diz sentir muito a falta de apoio do poder público às iniciativas culturais.

“Se o poder público olhasse para a questão cultural, como devia, Sobradinho seria mais desenvolvida e teria uma imagem melhor no País”, avalia. 

ESPAÇOS PÚBLICOS

Outra meta da diretoria da ALAS é a revitalização dos espaços públicos, onde a cultura poderia florescer, como a Galeria Vincent Van Gogh, que, segundo a ALAS, podem ser mais dinâmicos e melhor aproveitados. O que, certamente, depende de acertos com poder público.

A presidente da ALAS reclama que alguns espaços estão abandonados e servindo a propósitos muito distantes de uma necessária política cultural. Ela relata que, quando assumiu a Gerência de Cultura, em 2019, tentou ativar um espaço para destiná-lo a uma biblioteca pública comunitária, na Quadra 18 e não obteve sucesso.

A então gerente tentou, também, implantar a gelotecas de livros (geladeiras antigas, pintadas e decoradas, que servem de estantes), mas não conseguiu espaço para instalá-las.

“Segundo ela, o sistema de gelotecas funciona bem no Guará, onde é apoiado pela Secretaria de Cultura.

“As gelotecas são uma opção mais adequada do que simplesmente deixar os livros nas paradas de ônibus, experiência que não teve muito êxito em Sobradinho, porque as paradas não têm estrutura para manter os livros, que ficam à mercê de intempéries, da chuva e da poeira”, afirma.

A Presidente da ALAS encerra, garantindo que Sobradinho já conta com sua academia de letras, desde o dia 13 de maio de 2022, e convida escritores, artistas, professores, estudantes e a comunidade para a posse da diretoria, na noite do próximo dia 20, no Sesi da Quadra 13 de Sobradinho.


Rosemaria A dos Santos

Agente Cultural, cantora, atriz


Delnilo R Nogueira

Vice Presidente 

Pedagogo

Professor


Eila Araujo

Advogada, gestora e coaching


Janilce Rodrigues - Escritora, atriz, professora.


Edson L Silva

Back stage

Técnico em contabilidade


Tunai Godoi - Dsigner  Manualista


Ariovaldo P de Sousa

Escritor


Hermes Cavalvante 

Ator, modelo,  cantor


Maria Dolores Ritter

Poetisa, escritora , 

Arte educadora


Maria Maia - Escritora, Poetisa, Cantora


Maria Gloria A. Teixeira

Roteirista, atriz, dramaturga


Risoleta das Neves advogada, professora, sindica condominal, voluntaria em inst. de caridade


Luiz Gomes

Escritor, ator, poeta e compositor


Tom Melo

Artista plástico, professor


Jocevaldo G dos Santos  pedagogo, músico, professor e palestrante.


Paulo Roberto Nunes - Arte Educador, escritor


Fonte: José Edmar Gomes

2 comentários

Edson Moraes disse...

Pena que alguns dos principais agentes de cultura de nossa região foram esquecidos pela Academia, tipo o artista Toninho de Souza, a dupla Pedro Paulo e Mateus, o cantor Alex Junior, o cineasta Pedro Lacerda, o promotor Kauê Mello, o jornalista Lisrael costa, o jornalista Júnior Nobrega, o jornalista Fernando Correia, o empresário Nando Ferreira, Elaine Cristina Rodrigues, o músico Alex Paz, o maestro Walber da mata, somente para lembrar de alguns.

Como pode chamar de Academia um grupo onde pessoas desconhecida e sem expressão se coloca como representantes de nossa comunidade?

Além dessa lamentável falha, acredito que a Madame Caliu (in memore) deveria ser a Patrona – ALAS por sem aqui de Sobradinho.



Coisas de grupos individuais e individualistas que não prestigia a nossa Sobradinho.

Fernando Gurgel Filho disse...

Parabéns à nova Academia de Artes e Letras de Sobradinho e a todos os criadores e membros.