Por problemas técnicos, o DETRAN-DF suspendeu temporariamente o serviço de agendamento digital
Motoristas do Distrito Federal enfrentam longas filas para fazer biometria no Detran
Com problemas técnicos, autarquia suspendeu o serviço de agendamento para a coleta de dados biométricos dos condutores
Para fazer a
coleta da biometria, motoristas enfrentaram grandes filas nas unidades do
Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), nesta segunda-feira
(11/7). Por problemas técnicos, a autarquia suspendeu temporariamente o serviço
de agendamento digital.
Durante a
longa espera por atendimento, motoristas criticaram a qualidade e a demora no
atendimento. Usuários também denunciaram desorganização, a exemplo da confusão
na recepção entre quem conseguiu fazer agendamento antes da suspensão da
marcação digital e as pessoas que foram em busca de atendimento sem reserva de
horário prévia.
Para o
mestre de obras Odair Gomes de Faria, de 46 anos, o Detran não tem respeito
pelos usuários. “Eu fiz o agendamento em 30 de junho. Quando fui, disseram que
não valia e desmarcaram. Agora me mandaram aqui para essa fila. Estou perdendo
tempo. Poderia estar trabalhando”, criticou, enquanto enfrentava a fila
quilométrica que se formou na unidade do Detran no Shopping Popular, perto da
antiga Rodoferroviária.
O motorista
Joaquim Gonçalves, 57 anos, compartilhou a crítica. “O Detran é o pior órgão
que tem para o usuário. Porque se você tiver habilitação você não é cliente do
Detran? Você paga para tudo no Detran e você não é atendido”, desabafou.
Segundo o condutor, a autarquia deveria agilizar o atendimento. “A pessoa tem
que perder um dia para fazer um serviço desses? Isso está errado”, cravou.
Para ter
acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) João Vitor, de 18
anos, também enfrentou a fila para a biometria. Chegou na unidade do Shopping
Popular às 8h30. Mas às 10h30 ainda aguardava na fila. Para o jovem, o serviço
deveria ser mais rápido. O episódio tirou um pouco da empolgação dele com a
chegada da primeira CNH. “Estou empolgado, mas é muito burocrático”, comentou.
O servidor
público Arthur Rosa, de 46 anos, foi um dos usuários que conseguiu agendamento.
Esperou apenas 10 minutos para atendimento. Mas ficou indignado com o
tratamento dispensado para quem não havia agendado. “Coitado do povo. Ou agenda
direito ou resolve esse problema”, arrematou.
Crise
Com o
sistema digital fora do ar há dias, condutores não conseguiam acesso à CNH. A
biometria é obrigatória para a abertura do processo de habilitação,
reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de
categoria.
Segundo nota do Detran, o agendamento para biometria será suspenso inicialmente por 15 dias. O serviço de coleta é oferecido nas seguintes unidades: edifício Sede do Detran, Shopping Popular, Taguatinga, Paranoá, Gama, Sobradinho, Brazlândia, Recanto das Emas, Planaltina e Escola Pública de Trânsito (906 Sul).
Outro lado
A reportagem
entrou em contato com Detran para comentar sobre o problema. Em nota, a
autarquia afirmou que suspendeu por 15 dias a necessidade de agendamento, a
partir desta segunda-feira (11)
A suspensão
do agendamento seria consequência de problemas no sistema da empresa Valid,
prestadora do serviço de coleta biométrica. A empresa é a única credenciada
pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que oferece o serviço no
Distrito Federal.
“Dessa
forma, o cidadão que deseja realizar a abertura de processo de primeira
habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da CNH deverá ir direto
a uma unidade do Detran ou do Na Hora. O atendimento será feito por ordem de
chegada, de acordo com a capacidade de cada unidade”, afirmou o órgão.
O início da
coleta biométrica será realizado a partir das 7h, acompanhando o horário de
funcionamento das unidades de atendimento do Detran (7h às 18h). Nos postos do
Na Hora, o atendimento será a partir das 7h30. O órgão confirmou que manteve a
marcação para usuários que conseguiram fazer o agendamento antes da suspensão.
“As equipes
de tecnologia do Detran-DF e da empresa Valid (responsável pela prestação do
serviço) estão empenhadas e trabalhando em conjunto para que que a situação
seja normalizada o mais rápido possível, inclusive, com a ampliação do número
de guichês para a realização do serviço de coleta biométrica nas unidades”,
completou o Detran.
Fonte: Francisco
Dutra/ Portal metropoles.com
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