AÇÃO PF / área rural de Sobradinho/DF - BLOG DO EMICLES

RECENTES

AÇÃO PF / área rural de Sobradinho/DF

PF cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça cearense no Distrito Federal

A localização do foragido se deu no âmbito da Força-Tarefa em Operação de Combate ao Trabalho Análogo a de Escravo. 

A Polícia Federal cumpriu, no último dia (14/12), um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Tianguá/CE, em desfavor de indivíduo que responde pelo crime de homicídio qualificado, ocorrido no Estado do Ceará.

 

A localização do foragido se deu no âmbito da Força-Tarefa em Operação de Combate ao Trabalho Análogo a de Escravo, iniciada pela Superintendência de Polícia Federal no Distrito Federal há cerca de duas semanas na área rural de Sobradinho/DF.

 

No momento da operação, os policiais federais verificaram, dentre os trabalhadores resgatados, que havia uma pessoa foragida da justiça pelo crime de homicídio, ocasião em que foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva.

 

O preso foi encaminhado à penitenciária, onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

A Polícia Federal é responsável pelas investigações de casos em que trabalhadores são localizados em condições análogas a de escravo.

As fiscalizações são realizadas em ação conjunta envolvendo, além da Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Previdência, o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Polícia Rodoviária Federal.

 

Durante a fiscalização ocorrida na semana passada, a Superintendência de Polícia Federal no Distrito Federal lavrou auto de prisão em flagrante em desfavor dos empregadores pelos crimes de submissão de trabalhadores a condição análoga à de escravo, com pena de até 12 anos de reclusão, e tráfico de pessoas, com pena de até 8 anos de reclusão.

 

Em 2022, a Superintendência da Policia Federal no Distrito Federal participou de outras ações de fiscalização contra o trabalho escravo e instaurou 06 inquéritos policiais para investigar esse tipo de crime. 

 

 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal - scs.srdf@pf.gov.br

Nenhum comentário