Atualmente, a opção mais prática e rápida para informar um vazamento é utilizar o aplicativo Autoatendimento da Caesb
Aplicativo da Caesb recebe informes de vazamento de água e de esgoto
Cidadão pode comunicar pontos de vazamento utilizando apenas o celular
As
redes de tubulações de água e de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental do
Distrito Federal (Caesb) percorrem mais de 17 mil quilômetros em todas as
regiões administrativas da capital federal. Dessas redes, são 9.681,5 km de
tubulações de distribuição de água e 7.618,5 km de redes coletoras de esgoto.
Com
uma malha tão extensa, a Companhia conta com o apoio da população em informar
caso verifique um vazamento de água ou o extravasamento de esgoto. O ideal é
comunicar à Caesb o mais rápido possível para evitar danos ao meio ambiente, à
própria comunidade e ajudar a combater o desperdício de água. A partir da
entrada no sistema, uma equipe de manutenção se desloca até o local e corrige o
vazamento ou desobstrui a rede de esgoto que esteja transbordando.
Atualmente,
a opção mais prática e rápida para informar um vazamento é utilizar o
aplicativo Autoatendimento da Caesb, desenvolvido para os sistemas Android e IOS.
O app é gratuito e conta com 20 serviços disponíveis.
Utilizando
tecnologia de geolocalização (GPS), o usuário pode marcar o local exato do
vazamento, enviar uma foto que identifique a área, escolher entre as opções
água ou esgoto e indicar um ponto de referência (próximo à uma calçada, a um
determinado prédio ou em área verde), para agilizar o trabalho das equipes de
manutenção. A partir dessas informações, os serviços são atribuídos aos
técnicos, conforme a intensidade do vazamento e o risco ao meio ambiente.
Também
é possível informar o vazamento de água ou extravasamento de esgoto pelos
canais de atendimento como o Portal de Serviços da Caesb (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/);
Escritórios Regionais; Postos Na Hora; WhatsApp (exclusivo para moradores de
Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina), além da Central 115.
Funcionalidades
Os
usuários do aplicativo Autoatendimento da Companhia de Saneamento Ambiental do
Distrito Federal (Caesb) podem solicitar mais de 20 serviços. Pelo app, é
possível consultar segunda via de conta, histórico de consumo, simulação de
tarifa e situação de débitos. Funcionalidades como revisão de conta, alteração
de titularidade e vencimento e autoleitura de hidrômetro podem ser solicitados.
Estão
disponíveis ainda avisos de falta d’água, dados da qualidade da água no Lago
Paranoá e Links Úteis, como o Código de Defesa do Consumidor, FAQ e Resolução
Adasa nº 14/2011.
Para
baixar o aplicativo no sistema Android, clique aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile
Para
baixar o aplicativo no sistema iOS, clique aqui: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993
Assessoria de Comunicação - CAESB
Nenhum comentário
Postar um comentário