São 3.315 oportunidades para a modalidade de qualificação profissional e outras 110 para formações técnicas - BLOG DO EMICLES

RECENTES

São 3.315 oportunidades para a modalidade de qualificação profissional e outras 110 para formações técnicas

 Há mais de 3,4 mil vagas gratuitas no Senai-DF

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) publicou no último dia (13) de março, edital com 3.425 vagas em cursos gratuitos. São 3.315 oportunidades para a modalidade de qualificação profissional e outras 110 para formações técnicas. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição até 30 de junho ou enquanto houver vagas. As vagas são para pessoas de baixa renda, preferencialmente trabalhadores, empregados ou desempregados.

As capacitações serão realizadas por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental, nas escolas Sesi/Senai Brasília (no Setor de Indústrias Gráficas), Senai Gama, Sesi/Senai Sobradinho e Senai Taguatinga. Os cursos são nas áreas de Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Gráfica e Editorial, Logística, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Refrigeração, Telecomunicações e Vestuário.

Há opções nos turnos matutino, vespertino e noturno, com aulas nos modelos presencial, a distância (totalmente online) e semipresencial. No caso do último, 80% da carga horária é em ambiente virtual e 20% é cumprida em encontros na unidade de ensino escolhida no ato da matrícula — podem ser uma ou duas vezes por semana, a depender do curso.

Qualificação x cursos técnicos
Os cursos de qualificação são de curta duração: de 160 a 500 horas-aula. O objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou lhe permitir uma recolocação profissional. Na conclusão, o Senai concede um certificado.

Já os cursos técnicos têm 1,2 mil horas-aula (de um ano a um ano e meio) e formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria. Ao concluir, o estudante recebe um diploma.

Os pré-requisitos variam conforme o curso. No caso dos técnicos, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e ter terminado ou estar cursando a 2ª série do Ensino Médio.

Como fazer a inscrição
É preciso acessar o site cursos.senaidf.org.br, até 30 de junho ou enquanto houver vagas, escolher o curso, preencher o formulário e anexar cópia frente e verso do RG. Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

É possível se inscrever para mais de um curso, desde que sejam em turnos diferentes. Caso haja quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponível, os excedentes serão ordenados em uma lista de espera.

Matrículas
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para convocar os candidatos para confirmação da matrícula, pessoalmente, quando a turma atingir o quantitativo necessário de alunos.

O prazo para comparecer à respectiva escola é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal.

O não comparecimento no prazo estipulado acarretará a perda da vaga, assim como para aqueles que se ausentarem nos dois primeiros dias consecutivos de aula.

Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.

Clique aqui para baixar o Edital nº 2 de 2023 do Programa Senai de Gratuidade Regimental.

 

(*) Texto: Dayane dos Santos, Foto: Helio Montferre/Senai-DF - 7.12.2018,Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Nenhum comentário