Comunicado Procon-DF
Procon do Distrito Federal notifica agência de viagens 123 Milhas
O Instituto
de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), vinculado à Secretaria
de Justiça e Cidadania do DF, informa que notificou a agência de viagens 123
Milhas na tarde desta segunda-feira (21) para prestar esclarecimentos sobre o
recente comunicado de suspensão dos pacotes turísticos e da emissão de
passagens da linha promocional da empresa. A medida afeta viagens já
contratadas, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro
de 2023.
Em
comunicado, a 123 Milhas informou que a devolução dos valores pagos pelos
consumidores será feita por meio da emissão de créditos em vouchers para futura
utilização dos valores pelos clientes junto à empresa.
Na
notificação à agência de viagens, o Procon solicita os esclarecimentos abaixo.
A empresa deve apresentar a justificativa ao órgão de defesa do consumidor no
prazo máximo de 48 horas.
1) Qual o
quantitativo de passagens suspensas ou canceladas no Distrito Federal;
2) Como será
feita a restituição dos valores pagos nas passagens aéreas;
3) Qual o
prazo apresentado para realização das restituições aos consumidores;
4) Caso o
consumidor não tenha interesse na restituição por meio de voucher, será
possível a restituição em valores?;
5) Qual a
justificativa para a suspensão da emissão de passagens promocionais, informando
dados estatísticos que ratifiquem a adoção da medida;
6) Quanto a
perdas e danos dos consumidores, quais as medidas adotadas para tanto?
7) Quais são
as medidas utilizadas para mitigação ou compensação a fim de evitar maiores
prejuízos aos consumidores?
8) Qual a
viabilidade de cumprimento das ofertas das novas passagens ou hospedagens
adquiridas por meio dos vouchers disponibilizados como forma de reembolso?
Com relação
à notícia de disponibilização de vouchers divididos, como forma de reembolso e:
Considerando
os valores promocionais anteriormente ofertados, no período de setembro a
dezembro de 2023, para tais pacotes incluindo passagem e hospedagem;
Considerando
que para adquirir o mesmo pacote, para o mesmo período, o consumidor,
necessariamente, irá desembolsar valores maiores de acordo com a situação atual
posta;
Considerando
que o consumidor ao realizar a nova operação de compra, não consegue efetuar o
pagamento total do pacote com o somatório de vouchers disponibilizados como
forma de reembolso;
9) Qual a
perspectiva de cumprimento da oferta, em moldes equivalentes ao anteriormente
oferecido?
O Procon
também informa que já havia notificado anteriormente a 123 Milhas, em maio de
2023, solicitando esclarecimentos da empresa sobre as falhas nos contratos de
viagens flexíveis. A agência apresentou defesa em julho e, neste momento, o
processo aguarda parecer da Diretoria Jurídica do Procon-DF.
Por fim, o órgão recomenda que todos os consumidores do Distrito Federal afetados pelos recentes cancelamentos de pacotes e passagens pela 123 Milhas entrem em contato com o Procon para que possam ser orientados sobre como proceder em cada caso. A aceitação dos vouchers oferecidos pela empresa não é obrigatória e, às vezes, pode ser inclusive desvantajosa aos consumidores.
Fonte: Assessoria
de Comunicação Social - PROCON-DF – Instituto de Defesa do Consumidor
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