MARCHA ATLÉTICA NO PAN - BLOG DO EMICLES

RECENTES

MARCHA ATLÉTICA NO PAN

 Caio Bonfim conquista a prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 

Brasileiro terminou os 20 km em marcha atlética com o tempo de 1:19:24, na Explanada do Campo de Marte, no Chile; foi a terceira medalha do brasiliense na competição, que já tinha bronze em Toronto-2015 e prata em Lima-2019

Medalha de bronze no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, Caio Bonfim, destaque brasileiro na competição, terminou na segunda colocação nos 20 km marcha atlética dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, neste domingo (29/10), na Explanada do Campo de Marte. A medalha de prata, com o tempo de 1:19:24, é a terceira da carreira do brasiliense em Pans. Ele já tinha o bronze em Toronto-2015 e a prata em Lima-2019 – todas nos 20 km.

Aos 32 anos, o atleta do CASO-DF é considerado o melhor marchador na história do Brasil. Em Budapeste, ele bateu o recorde brasileiro dos 20 km, com 1:17:47, o segundo melhor tempo na história da América do Sul, continente fortíssimo na modalidade. “Estou muito satisfeito com a prata. Fiz de tudo para levar o ouro. Treinei muito e me preparei com se fosse a primeira competição do ano, mas não era. Vamos fazer de tudo, a partir de agora, para ter boas provas rumo à Olimpíada de Paris, nosso grande objetivo.”

Caio, pai de Miguel e Theo, que mora em Sobradinho (DF), ficou contente. “Quando você cruza a linha de chegada e olha para atrás, você vê o quanto se dedicou. Fiz uma boa prova tecnicamente. Gostei da marca. Comecei a temporada em fevereiro e comemoro ter feito várias vezes abaixo de 1:20:00”, comentou o marchador. Esta foi a sexta vez apenas este ano que correu abaixo de 1:20.

“Agora é esperar a nova prova de sábado (4/11), a maratona de revezamento misto, com o percurso já corrigido. Eu e a Viviane (Lyra) estamos bem preparados”, disse, referindo-se ao erro de medição do percurso na prova feminina, realizada antes da masculina com um percurso que segundo as atletas mediram em seus relógios tinha 3,2 km a menos no total, 160 m por volta. A maratona da marcha atlética em revezamento misto será disputada também na Explanada do Campo de Marte.

Caio é recordista nacional também dos 35 km, com 2:25:14, obtido no Mundial do Oregon-2022, e dos 50 km, com 3:47:02, nos Jogos do Rio-2016, onde ficou em quarto lugar nos 20 km. Ele fez a preparação final para o Pan-Americano na altitude de 2.600 m de Bogotá, na Colômbia.

O catarinense Matheus Gabriel Correia (AABLU-SC) terminou a prova em quinto lugar, com 1:20:19, recorde pessoal e muito perto do índice olímpico para Paris-2024 (1:20:10). Forçou até os últimos metros. “Fiquei feliz com a quinta colocação e o grande objetivo aqui era obter o índice olímpico. Fiquei muito perto. Mas a competição garantiu uma boa pontuação para a corrida de Paris e agora é treinar e treinar para a temporada de 2024”, disse o atleta, treinado pelo professor Ivo da Silva, em Blumenau.

O campeão da prova foi o equatoriano David Alexander Hurtado, vice-campeão mundial sub-20, com 1:19:20. O mexicano Andrés Eduardo Olivas terminou em terceiro lugar, com 1:19:56.

As competições de atletismos prosseguem nesta segunda-feira (30/10) e as transmissões do Pan, ao vivo e gratuitas, podem ser acompanhadas no Canal Olímpico do Brasil, no Youtube do Time Brasil e também pela Cazé TV. A programação é anunciada pelas plataformas.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

Fonte: cbat.org.br

Nenhum comentário