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Observatório Cidadão

Vice-presidente da CLDF destaca inovações em tecnologia e comunicação 

Com o lançamento da nova plataforma de fiscalização e acompanhamento de dados públicos, o vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT) (foto), ressalta a importância de garantir maior participação popular nos processos públicos e nos gastos distritais. O distrital destaca a atuação da Coordenadoria de Modernização e Informática da Casa, área vinculada à vice-presidência, na criação da nova ferramenta.

 

O Observatório Cidadão, que é uma iniciativa da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), permite que os cidadãos acompanhem de perto e em tempo real a execução de contratos, convênios, concessões, gastos com publicidade e aplicação de programas sociais dentro do âmbito do Legislativo e Executivo local.

 

“Esse contato direto ainda possibilitará à Câmara o aperfeiçoamento de políticas públicas e serviços prestados à população”, explica o parlamentar.

 

Ricardo Vale é vice-presidente da CFGTC e também está à frente das áreas de modernização, inovação digital e comunicação da CLDF. Ele explica que a ferramenta é o primeiro produto do gênero em todo o país desenvolvido no âmbito do Poder Legislativo.

 

“Em meados deste ano, a CLDF foi reconhecida como a assembleia legislativa mais transparente do país e agora lança novos painéis para reafirmar esse título. O Observatório promove, sobretudo, o exercício da cidadania ao permitir que a população do Distrito Federal possa fiscalizar diretamente a forma como são utilizados os recursos públicos provenientes de impostos”, defendeu.

 

A presidente da Comissão, deputada Paula Belmonte (Cidadania), também classificou o observatório como “a oportunidade para que a população fiscalize as contas públicas, sem burocracia, além de nos auxiliar na criação de políticas pública."

 

O que há de novo?

 

A ferramenta está disponível no site oficial da CLDF e o cidadão já pode acessar dados pelos diferentes painéis em uma única visita. Entre os dados disponíveis, estão os pagamentos realizados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), contratos e convênios feitos pelo GDF, concessões e permissões de imóveis e gastos com publicidade.

 

Gastos com a bilhetagem no transporte público, um sistema de acompanhamento de obras e mais seis novas inserções já estão sendo produzidas para a plataforma, além das atualizações de dados frequentes.

 

“Temos muitas novidades à caminho, dentre elas, está em desenvolvimento, no app mobile CLDF Online, a Transparência Personalizada, que permitirá ao cidadão cadastrar suas preferências e receber informações do seu interesse por meio de notificação automática personalizada”, finaliza Vale.

 

Fonte: Vinícius Vicente (estagiário) - Agência CLDF, Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

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