Observatório Cidadão
Vice-presidente da CLDF destaca inovações em tecnologia e comunicação
Com o
lançamento da nova plataforma de fiscalização e acompanhamento de dados
públicos, o vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT) (foto), ressalta a
importância de garantir maior participação popular nos processos públicos e nos
gastos distritais. O distrital destaca a atuação da Coordenadoria de
Modernização e Informática da Casa, área vinculada à vice-presidência, na
criação da nova ferramenta.
O
Observatório Cidadão, que é uma iniciativa da Comissão de Fiscalização,
Governança, Transparência e Controle (CFGTC), permite que os cidadãos
acompanhem de perto e em tempo real a execução de contratos, convênios,
concessões, gastos com publicidade e aplicação de programas sociais dentro do
âmbito do Legislativo e Executivo local.
“Esse
contato direto ainda possibilitará à Câmara o aperfeiçoamento de políticas
públicas e serviços prestados à população”, explica o parlamentar.
Ricardo Vale
é vice-presidente da CFGTC e também está à frente das áreas de modernização,
inovação digital e comunicação da CLDF. Ele explica que a ferramenta é o
primeiro produto do gênero em todo o país desenvolvido no âmbito do Poder
Legislativo.
“Em meados
deste ano, a CLDF foi reconhecida como a assembleia legislativa mais
transparente do país e agora lança novos painéis para reafirmar esse título. O
Observatório promove, sobretudo, o exercício da cidadania ao permitir que a
população do Distrito Federal possa fiscalizar diretamente a forma como são
utilizados os recursos públicos provenientes de impostos”, defendeu.
A presidente
da Comissão, deputada Paula Belmonte (Cidadania), também classificou o
observatório como “a oportunidade para que a população fiscalize as contas
públicas, sem burocracia, além de nos auxiliar na criação de políticas
pública."
O que há
de novo?
A ferramenta
está disponível no site oficial da CLDF e o cidadão já pode acessar dados pelos
diferentes painéis em uma única visita. Entre os dados disponíveis, estão os
pagamentos realizados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF),
contratos e convênios feitos pelo GDF, concessões e permissões de imóveis e
gastos com publicidade.
Gastos com a
bilhetagem no transporte público, um sistema de acompanhamento de obras e mais
seis novas inserções já estão sendo produzidas para a plataforma, além das
atualizações de dados frequentes.
“Temos
muitas novidades à caminho, dentre elas, está em desenvolvimento, no app mobile
CLDF Online, a Transparência Personalizada, que permitirá ao cidadão cadastrar
suas preferências e receber informações do seu interesse por meio de
notificação automática personalizada”, finaliza Vale.
Fonte: Vinícius
Vicente (estagiário) - Agência CLDF, Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF
Nenhum comentário
Postar um comentário