RECENTES

Dia D de combate à dengue destaca serviços e vacinação em Sobradinho

 Dia D de combate à dengue destaca serviços e vacinação em Sobradinho

Iniciativa faz parte do evento "GDF Mais Perto do Cidadão" e atendeu comunidade da Nova Colina

 

Aos 11 anos, o Samuel Martins quase não derramou nenhuma lágrima para se vacinar. Boa parte porque ele compreende bem o porquê de se proteger contra a dengue. "É importante porque a gente não fica doente", resume. Ele recebeu a primeira dose do imunizante contra a doença na manhã deste último sábado (21), durante o Dia D de Combate à Dengue, realizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) na comunidade de Nova Colina, em Sobradinho.

 

Quem levou o menino para atualizar a caderneta de vacinação foi o pai dele, o auxiliar de serviços gerais Cosmo Silva, 34 anos. "Tive dengue recentemente. Passei duas semanas ruins e não quero que ele pegue", conta. A oferta do serviço em um dia de sábado agradou. "Ajudou muito porque na semana eu trabalho e fica na contra mão", completa. 

Samuel Martins quase não derramou nenhuma lágrima para se vacinar. "É importante porque a gente não fica doente", resume. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Quem já estava com sintomas da doença podia encontrar atendimento na Unidade Básica de Saúde 3 de Sobradinho, localizado em Nova Colina. Enquanto isso, 26 agentes de vigilância ambiental conversavam com a população sobre como evitar focos do mosquito Aedes aegypti. À tarde, com reforço de 160 bombeiros militares, fizeram visitas a residências, escolas e pontos comerciais para eliminar possíveis pontos de proliferação do inseto transmissor da dengue, além de reforçar as ações educativas.

 

Vacina contra gripe

 

A programação teve mais serviços. Na área de vacinas, destaque para a oferta de imunizantes contra gripe (influenza) para as pessoas dos grupos prioritários. A aposentada Maria Núbia Saraiva, 74 anos, toma a vacina contra a doença todos os anos. "Eu não fico gripada nunca. Deve ser por causa da vacina", diz. Já o operador de máquinas Iranir de Assis, 61, tem certeza da importância da vacinação. "Eu vacinei pela primeira vez no ano passado. Quando gripei, veio bem mais fraca. Antes, a febre vinha forte", lembra.

 

"Eu não fico gripada nunca. Deve ser por causa da vacina", afirma a aposentada Maria Núbia Saraiva, 74 anos, que toma a vacina contra a doença todos os anos. Foto: Humberto Leite/Agência Saúde-DF.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, ressalta a importância de todas as pessoas dos grupos prioritários se vacinarem contra a gripe, como os idosos acima dos 60 anos, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 5 anos, além de pessoas com comorbidades e uma série de oportunidades profissionais. "É muito importante que todo o público elegível para se vacinar aproveite a oportunidade para se proteger. Estamos no outono e vamos entrar no inverno, quando os vírus respiratórios circulam com mais facilidade", afirma.

 

Mais serviços

 

As ações da Secretaria de Saúde em Sobradinho incluíram mais serviços. Foram realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - sífilis, HIV/Aids, hepatites B e C -, bem como orientações e distribuição de preservativos.

 

Até quem não era humano podia ser atendido. Foi o caso do Pitoco. Aos três meses, o vira-lata recebeu a vacinação antirrábica pela primeira vez. A tutora dele, a dona de casa Maria Cunha da Silva, 48 anos, diz que Pitoco é a alegria da família e até dos vizinhos, por isso é fundamental cuidar da vacinação. "É para a saúde do cachorro. Se não tiver vacinado, corre o risco de adoecer e até de morrer", opina. 

 

Cachorros e gatos também puderam se imunizar. Aos três meses, o vira-lata Pitoco recebeu a vacinação antirrábica pela primeira vez. A tutora dele, dona de casa Maria Cunha da Silva, 48 anos, diz que o caõzinho é a alegria da família e até dos vizinhos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

"É importante que os animais sejam vacinados. Assim como nós, humanos, os cães e gatos precisam estar com a caderneta em dia", explica a diretora de Vigilância Ambiental em Saúde da SES-DF, Kênia Cristina de Oliveira. Além da campanha anual e dos eventos como o realizado hoje, a vacinação antirrábica está disponível nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental.

 

Fonte: Humberto Leite, da Agência Saúde-DF ,  Edição: Willian Cavalcanti

Nenhum comentário