GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços públicos e ações contra a dengue até Nova Colina
GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços públicos e ações contra a dengue até Nova Colina
Região de Sobradinho recebeu a 25ª edição do programa e população
aproveitou o acesso fácil e gratuito a serviços de saúde, sociais e de lazer
A comunidade de Nova Colina, em Sobradinho, recebeu os serviços do GDF
Mais Perto do Cidadão neste fim de semana. Os moradores tiveram acesso à
testagem rápida, hidratação intravenosa e informações sobre prevenção e combate
à dengue, além de atividades lúdicas, atendimento socioassistencial, emissão de
documentos e corte de cabelo.
Durante os dois dias, cerca de cinco mil pessoas passaram pelo evento, de acordo com a administração regional da cidade. A presença ativa da população foi destacada pela secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, durante visita ao evento neste sábado (23).
Os moradores tiveram acesso à testagem
rápida, hidratação intravenosa e informações sobre prevenção e combate à
dengue, além de atividades lúdicas, atendimento socioassistencial, emissão de
documentos e corte de cabelo
“Hoje é muito importante, principalmente para a gente trazer consciência à população de que a dengue é uma responsabilidade de todos nós e que a gente precisa cuidar das nossas famílias, das nossas casas, pensando no coletivo.
Então, quando a gente traz esse olhar consciente, responsável, juntando vários serviços públicos num só espaço, a gente traz para a população a presença do Estado naquela cidade, mostrando que nós estamos à disposição, fazendo a nossa parte, mas que a gente espera muito que a população colabore e faça junto”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, endossou o discurso de
Marcela Passamani sobre o combate à dengue. “Nós podemos dizer que está
mantendo um estado de normalidade, mas que nós não podemos ficar desatentos em
nenhum momento. A vacina ainda é a médio e longo prazo. Ela vai chegar na
quantidade que a gente precisa, mas nesse momento peço a todos os pais que têm
filhos de 10 a 14 anos que vacinem os seus filhos. Nós temos a vacina
disponível para essa faixa etária. Vamos atender a esse chamado. E o outro
pedido é que cada um olhe para a sua casa, porque cuidando da casa estamos
cuidando do próximo”, explicou.
“Hoje
é muito importante, principalmente para a gente trazer consciência à população
de que a dengue é uma responsabilidade de todos nós e que a gente precisa
cuidar das nossas famílias, das nossas casas, pensando no coletivo”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
Órgãos como Na Hora e Procon-DF, da Secretaria de Justiça e Cidadania
(Sejus), além da Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e
Departamento de Trânsito (Detran-DF) também estiveram à disposição da
população. Os atendimentos ocorreram no estacionamento da UBS Nova Colina,
localizada no Condomínio Nova Colina II.
Uma das pessoas a comparecer foi a dona de casa Maria Clara dos Santos,
20 anos. Ela veio com o afilhado de poucos meses no colo e aproveitou o
atendimento do Cras para se inscrever no programa Prato Cheio,
além de buscar outros auxílios do governo. “Fiquei sabendo pelas redes sociais,
moro bem aqui do lado. Já consegui resolver o que eu queria, sem a dificuldade
de pegar ônibus cheio para me deslocar até um lugar longe. Está bem aqui
pertinho, bem mais fácil”, destacou.
Maria Clara dos Santos, 20 anos, se
inscreveu no programa Prato Cheio, além de buscar outros auxílios do governo
Outra moradora da Nova Colina, Sonia Gomes da Silva, 62, reforçou os
benefícios que o programa traz – tanto para a população quanto para os órgãos
públicos. Aposentada na área da saúde, ela ressalta que os atendimentos perto
de casa evitam o congestionamento em hospitais, especialmente com numerosos
casos de dengue e covid-19. “É uma bênção para nós conseguir esses exames assim
de forma fácil. E não precisa ir lá para coisas simples, como ver a glicemia ou
pressão. Além do atendimento com dentista também”, pontua.
Sonia também falou da peça teatral do Detran e outras áreas educativas e
de lazer, frisando que saiu do evento com diversos panfletos na bolsa sobre
auxílios do governo e outras informações para repassar aos vizinhos. “Achei
muito interessante. Não sabia que você tinha que descer da bicicleta para
passar pela faixa, bom que esclareceu, não só pra mim, mas para as crianças
também. Tem muita coisa boa aqui, identidade, processo, os exames, comi pipoca,
algodão doce e ainda consultei meu neto”, completa.
Desde seu lançamento, o programa já realizou cerca de 175 mil
atendimentos. O administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte, destaca que o
GDF Mais Perto do Cidadão é muito representativo para as cidades, em especial
as de maior carência de infraestrutura.
“Trazer a percepção de que o combate à dengue é uma obrigação do Estado
e de todos nós é de tamanha relevância, principalmente porque vamos estar com a
mão na massa. São 40 caminhões e 10 máquinas fazendo a zeladoria em toda a
cidade”, lembrou.
O gestor acrescentou que desde o início do mês a administração regional,
em conjunto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Novacap, tem trabalhado para
erradicar os bolsões de acúmulo de resíduos. “Esse descarte irregular é o que
realmente dificulta o combate. Nós já tiramos 60 caminhões trucados de
inservíveis de área pública, plantamos cerca de mil mudas nativas do Cerrado e
cercamos onde era esse bolsão. O GDF tem feito a sua parte, mas é importante a
comunidade entender que só vamos vencer a dengue se tivermos de mão dadas”,
observou.
Fonte: Ian Ferraz e Jak Spies, da Agência Brasília , Edição: Igor Silveira, Fotos: Joel Rodrigues e Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Nenhum comentário
Postar um comentário