Mestres cervejeiros do Distrito Federal recebem assistência em toda a cadeia produtiva
Mestres cervejeiros do Distrito Federal recebem assistência em toda a cadeia produtiva
Com o apoio da Emater, produtores locais contribuem para o aquecimento
do mercado, que registrou em 2022 um aumento de 10,4% na densidade cervejeira
do país
O
Distrito Federal tem se destacado como um polo promissor no cenário da produção de cervejas artesanais, aquecendo um mercado que ganha cada vez mais espaço e
reconhecimento. Cervejeiros locais vêm conquistando paladares e ampliando
operações impulsionados pelo apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão
Rural do DF (Emater-DF).
DF tem,
atualmente, 1.729 cervejarias em atividade, segundo o Ministério da Agricultura
e Pecuária Secretaria de Defesa Agropecuária
“Nosso trabalho é dar suporte aos produtores, fornecer ideias para poder
diversificar a sua produção e conectá-los a outros produtores rurais, que podem
atuar no fornecimento dos insumos da cerveja”
Fábio
Roberto Costa, extensionista da Emater-DF
Dados
do Ministério da Agricultura e Pecuária Secretaria de Defesa Agropecuária
(Mapa) apontam que a capital federal tem 17 cervejarias artesanais em operação
– uma a cada 182 mil habitantes. De acordo com o governo federal, o setor
cervejeiro cresceu 11,6% em 2022, com a abertura de 180 novos estabelecimentos,
totalizando 1.729 cervejarias em atividade.
Fábio
Roberto Costa, extensionista rural da Emater, explica que a função da empresa é
atuar na integração de diferentes áreas para fortalecer a cadeia produtiva da
cerveja artesanal. A assistência técnica oferecida abrange desde a seleção de
insumos até a orientação na gestão dos negócios.
“Nosso
trabalho é dar suporte aos produtores, fornecer ideias para poder diversificar
a sua produção e conectá-los a outros produtores rurais, que podem atuar no
fornecimento dos insumos da cerveja”, detalha o servidor. “Nós também atuamos
abrindo o mercado para esses novos cervejeiros nas feiras que promovemos e para
dar amplitude para que eles consigam expor seu produto, mostrar o seu trabalho.”
Produtores
Um dos produtores atendidos pela Emater é José Roberto Moreira, dono da
cervejaria O Trombudo, no Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho. “A Emater,
desde o início ,tem me ajudado bastante”, conta. “Eles me ajudaram na própria
construção da cervejaria, na elaboração do projeto, estrutura e localização
dele. Eles também têm me ajudado muito na busca de produtos locais que posso
utilizar nas minhas cervejas”.
Leandro
Gontijo, produtor: “Muitas pessoas acreditam que o DF só tenha cervejarias
gigantes, mas existe toda uma cadeia mais artesanal”
O
empresário iniciou a empreitada recentemente e, com o apoio da empresa, já
começa a colher os frutos de sua produção. “Eu ainda estou muito no início, mas
temos tido boas vendas, e a aceitação está muito boa”, afirma. “O pessoal gosta
muito da minha cerveja, então muita gente vem aqui para tomar essa cerveja, que
é diferenciada e usa produtos locais na sua confecção”.
Leandro
Gontijo é outro produtor de cervejas referência no DF, e, segundo ele, boa
parte da projeção obtida com a marca Gont’s se deu graças ao incentivo da
Emater no mercado produtivo local: “Com a ajuda deles, muitas cervejarias do DF
ganham recomendações, as pessoas ficam sabendo sobre a existência das
cervejarias e acabam vindo visitar. Muitas pessoas acreditam que o DF só tenha
cervejarias gigantes, mas existe toda uma cadeia mais artesanal; e, quando há
esse fomento ao turismo, fica muito mais fácil as pessoas tomarem conhecimento
das cervejarias menores”.
Mercado
em expansão
·
Produtores rurais conhecem produção de lúpulo
no Distrito Federal
Atualmente,
o Brasil ocupa o posto de terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando
atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O Sindicato Nacional da Indústria
da Cerveja (Sindcerv) calcula que, em 2023, o país registrou volume de vendas
de 16,1 bilhões de litros, um crescimento de 4,5% em relação a 2022.
De
acordo com o Mapa, há, atualmente, uma cervejaria registrada para cada 123.376
brasileiros. A marca representa um aumento de 10,4% na densidade cervejeira do
país, que em 2021 era de 137.713 habitantes para cada estabelecimento.
Em
2022, as cervejarias brasileiras contabilizaram 42.831 produtos registrados de
54.727 marcas. Houve um crescimento de quase 20% em relação ao registro de
novas cervejas, simbolizando um aumento de 7.090 rótulos.
Fonte: Victor Fuzeira, da Agência Brasília, Edição: Chico Neto, Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
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