RECENTES

SAÚDE PÚBLICA - Dengue: DF ultrapassa 120 mil casos confirmados e tem 78 óbitos

Dengue: DF ultrapassa 120 mil casos confirmados e tem 78 óbitos

Novo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde confirma 78 óbitos pela doença. A taxa de incidência da doença é classificada como alta em 28 Regiões Administrativas

 

Somente em 2024, o Distrito Federal já registrou 120.625 casos prováveis de dengue. O dado é do último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) nesta segunda-feira (4/3). O último levantamento havia registrado 100.558 casos prováveis. O documento também traz a confirmação de 78 óbitos desde o início do ano até esta segunda-feira (4/3), além de outros 84 em confirmação.

 

A taxa de incidência da doença é classificada como alta em 28 Regiões Administrativas. Por ordem de incidência, foram registrados mais casos em Brazlândia, seguida por Estrutural, Varjão, Sol Nascente/Pôr do Sol, Santa Maria, Ceilândia, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I, Gama, Arapoanga, Itapoã, Riacho Fundo I, Candangolândia, Sobradinho II, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Cruzeiro, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Lago Norte, Planaltina, Samambaia Plano Piloto, Água Quente, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e SIA.

 

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, destacou que, até a segunda quinzena de março, os casos de dengue no DF devem se estabilizar. “Isso é próprio da sazonalidade da doença. Agora estamos passando pelo máximo. Do ponto de vista epidemiológico, é prevista uma estabilização em abril e devemos vivenciar uma redução”, disse a gestora.

 

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, a epidemia de 2024 é sem precedentes. “Reflete a tendência global de aumento de casos, em parte decorrente das mudanças climáticas que favorecem a replicação do mosquito”, afirma.

 

Como a dengue é uma doença viral, o tratamento é focado no alívio dos sintomas, por meio de prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. O paciente normalmente tem febre acima de 38 graus, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

 

Fonte: Correio Braziliense , Foto:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil

Nenhum comentário