RECENTES

Produtores rurais da Chapadinha recebem treinamento contra incêndios florestais

 Produtores rurais da Chapadinha recebem treinamento contra incêndios florestais

Produtores do Núcleo Rural da Chapadinha, em Sobradinho, receberam, nessa semana, instruções de prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). A ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) do Governo do Distrito Federal (GDF), que pretende capacitar mais de 150 produtores e trabalhadores rurais antes do período de seca. 

Além de receberem instruções sobre as primeiras providências a serem tomadas em caso de fogo nas áreas rurais, os participantes também ganham abafadores, fabricados pelos bombeiros, para o combate inicial às chamas

 

A iniciativa, capitaneada pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), pretende realizar sete palestras nas comunidades rurais do DF. Estão previstas ações nas regiões do Lago Oeste, Gama, Sobradinho, Paranoá e Brazlândia.


Para a engenheira ambiental da Emater-DF, Iclea Almeida, o objetivo geral dos treinamentos é capacitar os produtores rurais para esse primeiro combate aos incêndios, assim como para a prevenção. “Mobilizamos as comunidades rurais e eles mesmos já reconhecem a necessidade dessa capacitação para esse primeiro combate, principalmente em áreas mais sensíveis do DF, por exemplo, aquelas próximas às unidades de conservação”, explica a engenheira.

 

Além de receberem instruções sobre as primeiras providências a serem tomadas em caso de fogo nas áreas rurais, os participantes também ganham abafadores, fabricados pelos bombeiros, para o combate inicial às chamas. “A primeira resposta é sempre acionar o Corpo de Bombeiros e posteriormente, de acordo com as proporções, combater as chamas com os equipamentos que recebem. O treinamento já os qualifica para esse combate inicial”, destaca o sargento José Queiroz, do Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF.

·          Drones vão auxiliar na proteção de unidades de conservação



·          Decreto possibilita contratação de 150 brigadistas florestais para combate a incêndios



·          Ações de prevenção e combate a incêndios florestais no DF são aprimoradas em São Paulo

          

Durante a capacitação, os produtores aprenderam na prática a manusear os abafadores e a maneira correta de apagar os focos, assim como o uso dos equipamentos de proteção. “É importante que o combatente esteja vestido com calça comprida, camisa de manga comprida e, se possível, uma camisa cobrindo o rosto”, orienta o bombeiro.


O produtor e presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Chapadinha, Anaildo Porfírio, acredita que a iniciativa é benéfica para toda a comunidade e elogia o papel do governo nas ações. “O agricultor é o primeiro a saber do foco de incêndio, e se ele estiver preparado, consegue agir antes da chegada dos bombeiros e evitar acidentes maiores”, diz. “Acredito também que a ação integrada dos órgãos do governo ajuda os produtores rurais e a agricultura familiar, e com isso, todos ganham”, completa.

 

O que é o PPCIF

O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam à proteção do Cerrado. O plano conta com uma estratégia de ação própria e possui como princípios a integração e a cooperação mútua, objetivando a otimização da aplicação dos recursos humanos e materiais disponíveis.

 

Corpo de Bombeiros do Distrito FederalNúcleo Rural da Chapadinhaprevenção e combate a incêndios florestaisSecretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA-DF)Sobradinho

 

 

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Nenhum comentário