SINPRO-DF - G20 discute formação e valorização dos Profissionais de Educação
SINPRO-DF - G20 discute formação e valorização dos Profissionais de Educação
O Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20 está reunido em Brasília. Sob a presidência rotativa do Brasil, as discussões focam na qualificação e valorização dos profissionais de educação, um tema prioritário para o governo brasileiro. O ministro da Educação do Brasil (MEC), Camilo Santana, sublinhou a importância do diálogo e da troca de experiências entre os países para aprimorar as políticas docentes e identificar desafios comuns, além de compartilhar boas práticas no setor educacional. “O Grupo de Trabalho é uma novidade nesta edição do G20 e reflete a volta do país ao cenário internacional e o compromisso do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva com a educação. Entendemos que a chave para políticas públicas eficazes está na qualificação e valorização dos professores do Brasil”, afirmou o ministro durante sua fala de boas-vindas às delegações.
O GT de Educação foca nas
expectativas de avanços na valorização dos profissionais de educação
O ministro Camilo Santana ainda reforçou a importância de
políticas públicas focadas na melhoria da qualidade da aprendizagem, destacando
a alfabetização, taxas de aprovação e combate ao abandono escolar. Santana
falou sobre a necessidade de mudanças no marco regulatório das licenciaturas,
especialmente na educação a distância, que hoje representa 86% da formação
inicial de professores no Brasil. O MEC, conforme o ministro, dispõe de uma
plataforma robusta para a formação continuada dos professores, essencial para
que eles se mantenham atualizados diante das mudanças globais, como
digitalização e questões climáticas. “Um bom professor precisa ser valorizado
não só na sua formação inicial, mas também na continuada”, destacou.
O ministro também mencionou a importância da garantia do
piso salarial dos professores, uma conquista aprovada pelo Congresso Nacional.
Ele anunciou o lançamento de 80 mil novas bolsas do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PBID), e afirmou que a valorização dos
professores é crucial para a formação de qualquer sociedade. “Esse é um tema
que não é exclusivo do Brasil. Todos os países enfrentam desafios em termos de
reconhecimento e valorização dos professores”, concluiu.
Delegados de mais de 30 países-membros do G20 estiveram
presentes na primeira reunião presencial do GT. Ao todo 177 delegados do grupo
que reúne as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia, da União
Africana e de países convidados estiveram na capital federal. Os próximos
encontros serão no Rio de Janeiro e Fortaleza, em julho e outubro,
respectivamente, para debater os outros dois temas propostos pelo Brasil e
aprovados pelos demais membros: o engajamento comunitário nas escolas e o compartilhamento
de material pedagógico sobre desenvolvimento sustentável.
Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e
Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, enfatizou a importância de
incluir a formação de professores e a carreira docente na pauta de discussões.
Segundo ele, enfrentar esses desafios é essencial para aprimorar as políticas
de formação docente no Brasil, que já é reconhecido mundialmente por várias
ações de valorização dos profissionais de educação.
O coordenador das reuniões do GT de Educação do G20 e
assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de
Souza, destacou a boa recepção das propostas brasileiras pelos participantes.
Souza mencionou que o grupo pretende concretizar as recomendações nas agendas
dos países do G20. “Os temas debatidos irão além de grandes recomendações;
queremos que se concretizem nas agendas dos países do G20”, afirmou.
Durante o encontro, foram ouvidas experiências de outros
países, como o investimento em liderança escolar como medida transformadora e a
saúde mental dos docentes, um tema de crescente importância. Outros pontos de
atenção incluíram a educação escolar indígena e a formação de parcerias
internacionais para enfrentar os desafios específicos da formação e valorização
profissional.
Kids20
A educação também foi pauta do Kids20, jovens repórteres
representantes do projeto Imprensa Jovem do G20 que acompanham a cobertura de
atividades ligadas ao evento, em diferentes locais onde ele se realiza. Desta
vez, os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 03 de Sobradinho (CEF 03)
estiveram presentes no GT de Educação, em Brasília, e participaram de uma
entrevista com o coordenador do grupo, pelo MEC, Francisco Figueiredo de Souza.
O Kids20 incentiva a produção
jornalística multimídia feita por crianças e adolescentes
Entre as perguntas realizadas pelo grupo, o uso de
plataformas digitais como ferramenta para o aprendizado, as ações que os países
vêm implementando para valorizar os professores e o que fazer para manter os
alunos nas unidades de ensino, uma vez ser grande a evasão escolar nos
estabelecimentos. Souza explicou o que foi discutido nas reuniões do GT,
especialmente no que se refere à valorização e à qualificação dos profissionais
de ensino. O coordenador reconhece ser um desafio os temas, mas que o Ministério
da Educação trabalha para avançar nas políticas educacionais.
Fonte:
G20 Brasil 2024 - Jornalista Luis
Ricardo/Sinpro-DF , Foto: Angelo Miguel/MEC e Comunicação G20
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