RECENTES

EC 11 de Sobradinho realiza a Festa das Regiões

 EC 11 de Sobradinho realiza a Festa das Regiões

 

Com participação ativa de toda a comunidade escolar, sendo 380 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no último sábado (15) a EC 11 de Sobradinho promoveu mais uma edição da Festa das Regiões. 

Ocorrendo pela 15ª vez, é o evento no qual “os estudantes conhecem os aspectos culturais e sociais de cada uma das regiões do país, de acordo com o ano em curso. A culminância do trabalho realizado é uma apresentação de dança típica da região estudada a ser apreciada pela comunidade escolar numa festa aberta, denominada Festa das Regiões. A cada ano os estudantes conhecem uma das regiões brasileiras. 1º ano: Região Centro-Oeste, 2º ano: Região Nordeste, 3º ano Região Sudeste, 4º ano Região Sul e 5º ano Região Norte”, explica Rosana Moraes, Professora de Atividades.

 

A repercussão foi excelente. “Nós tivemos participação de quase 100% dos estudantes nas apresentações, da comunidade que já frequentou a escola, e de alunos que já estudaram aqui, pois eles voltam todo ano para assistir as outras turmas. Na comunidade é uma festa bastante conhecida, inclusive o nosso espaço não está mais comportando o número de pessoas que a gente já recebe”, diz a educadora.

 

Com relação a importância pedagógica do evento, a professora ressalta que é uma ferramenta para que as crianças conheçam mais as regiões do Brasil, principalmente nos quartos e quintos anos. “Temos a chance de aprofundar mais sobre as características da região, como fauna, clima, flora, relevo, a parte cultural da história, né, da própria região, então as músicas, os ritmos que são mais comuns nesses lugares, então há um ganho pedagógico, sem falar na psicomotricidade, porque ensaiar, né, a gente fica mais de um mês ensaiando as danças e aí o movimento, tudo isso ajuda as crianças também a crescerem, e evoluírem corporalmente, a ter conhecimento e domínio do seu próprio corpo, de espaço, então vemos bastante avanço pedagógico”, afirma Rosana.

 


A renda da festa (proporcionada pela venda alimentos como caldos, canjica, espetinhos, cachorro quente, algodão doce, bolo, arroz carreteiro, além do uso de brinquedos e brincadeiras, como pescaria e brinquedos infláveis) é totalmente revertida para promover a Semana das Crianças no mês de outubro.

 

Fonte: Tomaz Campoz/Sinpro/DF

Nenhum comentário