Bolos dos Flavio vira case de sucesso no Brasil
Bolos dos Flavio vira case de sucesso no Brasil
A paixão por preparar bolos e o sonho de ter o próprio negócio, fez de Flávio Cavalcante e Fabiana, fundadores do Bolos do Flávio, quebrar estereótipos e faturar mais de 40 milhões por ano
Flávio Cavalcante (foto) nasceu em Campina Grande, na Paraíba, e ainda na infância teve contato pela primeira vez com a panificação. Apaixonou-se por Brasília e foi para lá com a esposa e a filha, em 2007, para abrir a primeira loja só de bolos caseiros da região. "Era hábito, em muitas famílias, as avós e mães fazerem bolos para os netos e filhos, em dias normais. Quebramos, de certa forma, esse estereótipo, de que apenas as mulheres fazem bolos", avalia Flávio.
Hoje, são cerca de quatro mil bolos produzidos diariamente, alcançando uma produção mensal de aproximadamente 100 mil bolos, de forma artesanal, em mais de 40 opções de sabores. “Fomos pioneiros no segmento, começamos a vender bolos na tradicional feira de Sobradinho, no Distrito Federal, e vendíamos entre 10 e 15 bolos por dia”, garante o homem dos bolos.
Segundo Flávio, a principal dificuldade que encontrou ao chegar na cidade foi a
falta de recursos, bem como a ausência de investidores em seu negócio. Após
quatro meses na capital, o empresário conseguiu alugar um ponto comercial,
mesmo sem recursos, já que a proprietária lhe deu um “crédito de confiança” e
permitiu que ele efetuasse o pagamento do ponto após 30 dias.
Um dos grandes diferenciais em relação ao restante do mercado é que a Bolos do
Flávio faz suas receitas a partir dos ingredientes in natura e não a partir de
massa pronta, ou seja, o bolo de cenoura é feito com a própria raiz que chega
dos produtores que fornecem para a marca. “A propaganda do negócio, além da
receita especial, dos ingredientes naturais e da qualidade, é o cheirinho dos
bolos”, afirma Cavalcante.
Com mais de quinze anos, a rede Bolos do Flávio encerrou o último ano com um
faturamento de R$ 30 milhões. “O sucesso do negócio tem a ver com o poder que
um bolo simples, caseiro e feito na hora, tem de nos remeter a memória
afetiva”, comenta o fundador da rede.
Entre os maiores sucessos da rede está o bolo de mandioca com catupiry e
goiabada, feito com mandioca ralada fresca, sem adição de trigo. Entre os mais
solicitados pelo público está o tradicional bolo de cenoura com cobertura de
chocolate. A rede ainda trabalha com opções sem glúten e sem lactose.
Com aproximadamente 70 funcionários e três fábricas, a rede conta com
administração familiar. “Tenho planos de abrir mais lojas, mas minhas. Me
procuram muito para franquia, mas ainda não penso nisso. Por ser um produto
artesanal e por amar acompanhar a produção e verificar a qualidade dos bolos
ainda não senti paz em virar franquia”, define Flávio.
Mesmo não sendo abertas a franqueados, as lojas seguem uma rigorosa
padronização e Flávio não afrouxa a exigência nem nas unidades que são
administradas pelo seu irmão e por sua filha e genro. Além disso, as lojas já
passam por um processo de formatação em modelo de franquias para aprimorar
ainda mais os processos internos e a qualidade de atendimento.
“Acredito que um
familiar possa sim fazer parte da empresa e até administrá-la, mas vai ser
preciso competência e responsabilidade com a Marca para isso porque excelência
é nossa prioridade”, reforça Flávio.
Com 15 anos de sucesso consolidado em Brasília, a rede Bolos do Flávio decidiu
mudar de ares e inaugurou sua unidade em São Paulo, na Rua dos Pinheiros.
(*) Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):ANA CRISTINA NOVAES DE LIMA - contato@braun.com.br
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