Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática
Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática
Esta é a
primeira vez que Brasil participa do estudo
Mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino
fundamental não domina conhecimentos básicos de matemática. De acordo com os
resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências
(Timss), divulgado nesta quarta-feira (4), esses estudantes estão abaixo do
nível considerado baixo. Em ciências, mais de um a cada três estudantes não
obtiveram pontuação suficiente para chegar ao nível mais baixo de proficiência.
Na outra ponta, apenas 1% dos estudantes alcançaram o nível máximo de conhecimento
nessas áreas.
Isso significa, por exemplo, que a maior parte dos
estudantes do Brasil do 4º ano do ensino fundamental não foi capaz de resolver
questões de soma de números em matemática ou mesmo, em ciências, identificar
que plantas precisam de luz para sobreviver.
Esta é a primeira vez que o Brasil participa do
estudo. O país aderiu ao Timss em 2022, e a primeira aplicação foi realizada em
agosto e setembro de 2023. Participaram ao todo 72 países.
O estudo avalia o desempenho de estudantes em
ciências e matemática no 4º e no 8º ano do ensino fundamental e é aplicado
mundialmente a cada quatro anos. Os dados permitem comparações entre países e
ao longo do tempo. As provas são eletrônicas, e os participantes do 4º ano
tiveram duas sessões de 36 minutos para resolver as questões, e os do 8º ano,
duas sessões de 45 minutos.
Pontuações
As pontuações são divididas em quatro níveis: baixo
(a partir de 400 pontos), intermediário (475), alto (550) e avançado (625). No
4º ano, o Brasil obteve uma média de 400 pontos em matemática e 425 pontos em
ciências. A média internacional foi, respetivamente, 503 e 494 pontos.
Já no 8º ano, o Brasil obteve 378 em matemática e
420 pontos em ciências. A média internacional foi 478 pontos em ambas as
avaliações.
As pontuações colocam o Brasil no nível baixo ou
mesmo abaixo do baixo. Para se ter ideia, no 4º ano, pelos critérios do exame,
os alunos demonstram, por exemplo, uma compreensão básica de matemática.
Conseguem adicionar e subtrair números inteiros com até três dígitos,
multiplicar e dividir números inteiros de um dígito e resolver problemas com
palavras simples.
Em ciências, no mesmo nível, os estudantes mostram,
por exemplo, ter conhecimento sobre alguns fatos científicos. Eles demonstram
um conhecimento básico sobre plantas, animais e o meio ambiente. Mostram ainda
algum conhecimento sobre as caraterísticas da Terra, suas mudanças ao longo do
tempo e seu clima.
Abaixo do
baixo
No Brasil, grande parte dos alunos não chegou
sequer ao nível baixo. Os resultados mostram que 51% dos estudantes brasileiros
ficaram abaixo do nível baixo em matemática no 4º ano. No 8º ano, essa
porcentagem é ainda maior, 62% abaixo do baixo em matemática. Na média
internacional, 9% dos estudantes ficaram nesse nível no 4º ano e 19% no 8º ano.
Em ciências, 39% dos estudantes brasileiros não
alcançaram o nível baixo no 4º ano e 42% ficaram abaixo do baixo no 8º ano. Na
média internacional, essa porcentagem foi de 10% no 4º ano e 20%, no 8º.
Na outra ponta, tanto em matemática quanto em
ciências e tanto no 4º quanto no 8º ano, apenas 1% dos estudantes brasileiros
atingiram o nível máximo de proficiência.
Comparações
Em relação aos demais países participantes, o
Brasil ficou mais próximo à base dos rankings. Entre os estudantes
do 4º ano, com 58 países participantes, o Brasil ficou em 51º em ciências e em
55º em matemática. No 8º ano, com 42 países participantes, o Brasil ficou em
33º em ciências e em 41º em matemática.
O país ficou atrás de países como o Chile, Espanha,
Portugal, Canadá, Coreia e Finlândia. Ficou à frente do Marrocos, em todos
os rankings.
O Timss é organizado pela Associação Internacional
para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) e avalia o desempenho de
estudantes em ciências e matemática no 4º e no 8º ano desde 1995.
No Brasil participaram 44.900 mil estudantes, sendo
22.130 matriculados no 4º do ensino fundamental de 796 escolas públicas e
privadas e 22.770 do 8º ano de 849 instituições de ensino. Responderam também
aos questionários 904 professores de matemática e 916 de ciências.
Fonte: MARIANA
TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL, Foto: Alexandre Campbell/IMPA, Edição:Juliana
Andrade
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