RECENTES

Morre, aos 87 anos, ex-deputada e ex-secretária de Educação do DF professora Eurides Brito

 Morre, aos 87 anos, ex-deputada e ex-secretária de Educação do DF professora Eurides Brito

Faleceu no início da manhã desta segunda-feira (3) a ex-deputada federal e distrital, ex-secretária de Educação do DF e professora Eurides Brito, aos 87 anos. 

Eurides foi diretora do Instituto Grão-Pará e depois secretária de Educação no governo Jarbas Passarinho. Membro do conselho diretor da Fundação Educacional de Belém, dirigiu o Centro de Estudos Pedagógicos do Pará, além de compor o conselho técnico da Fundação Educacional do Pará, tornando-se professora da Universidade Federal do Pará em 1967 e quando Jarbas Passarinho foi ministro da Educação no governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, dirigiu o Departamento de Ensino Fundamental da pasta.

 

Doutora em educação na Universidade Federal do Paraná em 1975 com pós-doutorado em Administração da Educação na Universidade da Califórnia no ano seguinte. Em 1977, Eurides Brito tornou-se professora da Universidade de Brasília e vice-diretora da Faculdade de Educação dessa instituição até ocupar a Secretaria de Educação do Distrito Federal nos governos Aimé Lamaison e José Ornelas por seis anos a partir de 1979.

 

Candidata a deputada federal em 1986, figurou na primeira suplência sendo efetivada quase ao final da legislatura com a renúncia de Maria de Lourdes Abadia. Em 1990, foi novamente suplente de deputado federal e exerceu novamente o mandato após a convocação de parlamentares para o secretariado do governador Joaquim Roriz.

 

Em 1994, a professora Eurides foi candidata a um novo mandato de deputada federal e não obteve êxito. No entanto, em 1998, retornou à vida política ao eleger-se deputada distrital pelo PMDB. No período do mandato na Câmara Legislativa do DF, licenciou-se do mandato distrital para assumir como secretária de Educação no terceiro governo Joaquim Roriz. Em 2007, durante oito meses, foi gerente do Programa de Erradicação do Analfabetismo no governo José Roberto Arruda.

 

Durante sua trajetória política, esteve envolvida nas denúncias de corrupção e chegou a ter o mandato cassado na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Fonte: viverpolitica.com.br

Nenhum comentário