SAÚDE - UBS 1 de Sobradinho adota nova ferramenta para aprimorar atendimento
UBS 1 de Sobradinho adota nova ferramenta para aprimorar atendimento
Distrito Federal integra grupo pioneiro na implementação da tecnologia do Ministério da Saúde
A Unidade
Básica de Saúde (UBS) 1 de Sobradinho já começou a utilizar o Painel e-SUS
APS - ferramenta criada para aperfeiçoar
a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil [https://sisaps.saude.gov.br/esus/]. A iniciativa,
desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Fiocruz Campus
Virtual, visa aprimorar o acompanhamento dos pacientes, facilitar o trabalho
dos profissionais das UBSs, acompanhar as metas e gerir o novo modelo de
financiamento federal.
"Essa
implementação é um passo importante para a modernização da gestão da Atenção
Primária. A ferramenta não apenas otimiza o trabalho dos profissionais de
saúde, como também proporciona um acompanhamento mais preciso das necessidades
dos pacientes. A partir desse sistema, conseguimos melhorar a qualidade do
atendimento e a coordenação entre as equipes, impactando diretamente na vida do
usuário”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
No Distrito
Federal (DF), além da UBS 1 de Sobradinho, o projeto piloto inclui quatro
unidades de cada uma das sete regiões de Saúde para a aplicação da tecnologia.
A expectativa é que o sistema seja liberado para outros profissionais de todas
as UBSs até o final de março deste ano.
De acordo
com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (Coaps) da Secretaria de Saúde
(SES-DF), Sandra Araújo, a ferramenta qualifica os processos de trabalho ao
identificar as necessidades. “É um painel muito rico, porque dá condições de a
gente verificar quais são as nossas fragilidades e também as nossas
potencialidades na assistência. Então, ganha o usuário e o profissional”,
explica.
O sistema permite que toda a equipe de saúde da UBS - médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários - tenha acesso ao histórico do paciente e receba alertas de procedimentos e atendimentos necessários. Além de servir como ferramenta de registro, o painel compila as informações por meio de gráficos, atuando como um banco de dados que apoia a tomada de decisões tanto da gestão quanto da assistência.
Como
funciona
O painel é
dividido em duas partes. A primeira, focada em dados sociodemográficos, revela
a distribuição de cidadãos cadastrados nas zonas urbana e rural, além da
pirâmide etária e de gênero da população. A segunda é composta por painéis
temáticos, que oferecem detalhes sobre diferentes aspectos da saúde.
De acordo
com o chefe da Coordenação Especial de Tecnologia de Informação em Saúde
(Ctinf) da SES-DF, Anderson Freire, apesar dos desafios, o painel é o primeiro
passo para implementar grandes melhorias na rede de saúde do DF. “ Devido ao
fato de o DF possuir uma das maiores bases de dados do e-SUS no país, adaptar a
estrutura tecnológica para garantir um alto desempenho na apresentação dessa
grande quantidade de informações foi um grande desafio”, afirma.
Presente na
apresentação do painel em Sobradinho, na última semana, o secretário de Atenção
Primária à Saúde do Ministério de Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, disse que
o sistema também será implementado em outros municípios, com o objetivo de
melhorar a gestão do trabalho e de atendimento. “É mais saúde da família, mais
informação para o planejamento da gestão e das equipes de saúde da família.
Quem ganha com isso é o usuário, que está sendo bem cuidado no Sistema Único de
Saúde”, enfatiza.
A técnica em
enfermagem da UBS 1 de Sobradinho, Érika Lacerda da Silva, compartilhou que tem
muitas expectativas com o painel. “As informações vão ajudar a direcionar o
nosso trabalho, principalmente nos níveis de equipe, verificando qual a
prioridade do nosso paciente, onde está faltando o atendimento”, conclui.
Fonte: Secretaria
de Saúde do Distrito Federal / Assessoria de Comunicação
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