Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024
Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024
Clonagem do
WhatsApp e falsas vendas foram os mais citados
Os golpes do WhatsApp, das falsas vendas e da falsa central/falso
funcionário de banco foram as principais
armadilhas aplicadas em clientes de bancos no ano passado,
segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
“Em um
mundo cada vez mais digital e interconectado, a criatividade dos criminosos não
conhece limites. A cada dia, novas tentativas de golpes surgem, visando enganar
e prejudicar a população”, alerta a entidade.
Em 2024, os clientes relataram terem
sofrido com maior frequência os golpes de:
- Golpe do WhatsApp, com
153 mil reclamações
- Falsas vendas, com 150
mil reclamações
- Falsa central, com 105
mil reclamações
- Pescaria digital, o
chamado Phishing, com 33 mil reclamações
- Falso investimento, com
31 mil reclamações
- Troca de cartão, com 19
mil reclamações
- Envio de falso boleto,
com 13 mil reclamações
- Devolução de
empréstimo, com 8 mil reclamações
- Mão fantasma, com 5 mil
reclamações
- Falso motoboy, com 5
mil reclamações
Golpe do Whatsapp
O golpe do WhatsApp acontece quando
criminosos tentam clonar a conta de WhatsApp da vítima. A Febraban orienta a
habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas”. Desta forma, é
possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo
aplicativo.
Nesse tipo de golpe, o criminoso tenta cadastrar o WhatsApp da vítima em
outro aparelho. Para obter o código de segurança que o aplicativo envia por SMS
sempre que é instalado em um novo dispositivo, o falsário envia uma mensagem se
fazendo passar por algum tipo de serviço de atendimento ao cliente. Nessa
mensagem é solicitado o código para a vítima.
Falsa venda
No golpe de falsa venda, os criminosos criam
páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções
inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis
falsos de lojas em redes sociais.
A orientação é ficar atento a falsas promoções ou a preços praticados
muito abaixo dos cobrados pelo comércio. Também é importante tomar cuidado
com links recebidos em e-mails e mensagens e dar preferência aos sites
conhecidos para as compras.
Falsa central bancária
Já no golpe da falsa central bancária ou falso
atendente, os criminosos se passam por funcionários do banco ou empresa com a
qual o cliente tem um relacionamento ativo. Geralmente, nesse contato, o
estelionatário diz haver algum tipo de problema na conta ou relata alguma
compra irregular.
A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e
orienta que realize transferências alegando a necessidade de regularizar
problemas na conta ou no cartão.
Nesses casos, a Febraban orienta o cliente a sempre verificar a origem
das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados.
“Os bancos
podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas,
mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de
segurança, ou ainda que o cliente realize transferências ou pagamentos alegando
estornos de transações. Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve
desligar, e de outro telefone, deve entrar em contato com os canais oficiais de
seu banco”, diz a entidade.
Phishing
No caso do phishing, ou pescaria digital, a fraude é praticada mediante
o envio de links suspeitos contendo vírus que capturam os dados pessoais das
vítimas. Esse envio pode ser feita por meio de e-mails de mensagens falsas que
induzem o usuário a clicar em links suspeitos.
A orientação é nunca clicar em links recebidos por mensagens e manter os
aplicativos de antivírus sempre atualizados.
Falso Investimento
O golpe do falso investimento geralmente é praticado por meio da criação
de sites de empresas de fachada e perfis em redes sociais para atrair as
vítimas e convencê-las a fazerem investimentos altamente lucrativos e rápidos.
Por isso, é importante desconfiar de promessas de rendimentos ou retornos muito
acima daqueles praticados no mercado.
Troca de cartão
O golpe da troca de cartão geralmente ocorre quando golpistas que
trabalham como vendedores trocam o cartão na hora de devolvê-lo, após uma
compra. Eles prestam atenção na senha digitada na maquininha de compra e depois
fazem compras com o cartão do cliente.
Fonte: LUCIANO
NASCIMENTO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL/São Luís – Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados, Edição:
Sabrina Craide
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