Obras de drenagem e mutirão de serviços melhoram infraestrutura do Bananal, na Fercal
Obras de drenagem e mutirão de serviços melhoram infraestrutura do Bananal, na Fercal
Novacap
elaborou um projeto de implantação de rede de águas pluviais para garantir o
escoamento adequado e a melhoria das condições de trafegabilidade
O Governo do Distrito Federal
(GDF) tem investido na melhoria da drenagem em todos os cantos da capital. Um
desses trabalhos está em andamento na avenida principal do bairro Bananal, na
Fercal, com uma obra de captação de águas pluviais. Executado pela Companhia
Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em parceria com a
administração regional da cidade, o sistema vai evitar danos à pavimentação
causados pelas chuvas e permitirá a construção de um calçadão, para ampliar a
segurança e a mobilidade para cerca de 600 famílias da região.
Rede de drenagem pluvial é uma
das prioridades nos trabalhos que estão sendo executados
A obra foi programada devido à
ausência de rede de drenagem pluvial no local, o que resultava em acúmulo de
água e frequentes transtornos em períodos de chuva. Diante disso, a Novacap
elaborou um projeto de implantação de rede de águas pluviais, com o objetivo de
garantir o escoamento adequado da água e a melhoria das condições de
trafegabilidade e segurança para os moradores da região.
Atualmente, a obra contempla a
execução de rede de drenagem pluvial com tubulações dimensionadas conforme a
topografia local, instalação de bocas de lobo e poços de visita em pontos
estratégicos e restauração do pavimento após a conclusão da rede. A próxima
comunidade atendida será a de Boa Vista.
Melhorias à vista
O chefe de brigada Gregory Moura
acompanha os trabalhos: “Era um trecho com muitos buracos e muita
poeira. Essa obra vai ajudar muito a desafogar o trânsito na DF-150 e
melhorar o acesso para todos os moradores”
Quem mora na Fercal está
otimista com as transformações. Segundo o chefe de brigada Gregory Moura, antes
das intervenções, a situação na Quadra 6 do Bananal era bastante complicada.
“Era um trecho com muitos buracos e muita poeira”, conta. Ele lembra que a via
se tornou uma opção importante, inclusive para os moradores que trabalham nas
fábricas da região.
“Essa obra vai ajudar muito a
desafogar o trânsito na DF-150 e melhorar o acesso para todos os moradores”,
avalia. “É um serviço de qualidade.” Morador da Fercal há 31 anos, Gregory
acompanhou de perto as transformações na região. “Eu nasci aqui. Ver essa
mudança acontecendo é muito gratificante”, enfatiza.
David Ferreira, comerciante,
lembra que o local passava por dificuldades: “Quando chovia, a água descia
com força, quebrava as calçadas que a gente construía, detonava tudo. Foi um
período complicado”
O comerciante David Ferreira, 44
anos, lembra que, antes das intervenções, a situação era bastante difícil para
a comunidade: “Era um descaso total. Quando chovia, a água descia com força,
quebrava as calçadas que a gente construía, detonava tudo. Foi um período
complicado”. Ele destaca que as melhorias trazidas pelo programa e pela atuação
da administração local mudaram a realidade da região.
Administração nas Comunidades
Paralelamente à obra, também foi
iniciado o programa Administração nas Comunidades, aberto oficialmente na
última terça-feira (20). “A ideia é concentrar durante duas semanas aqui no
Bananal, que é uma comunidade maior, todas as forças da administração, com
apoio do GDF Presente, da Novacap e outros parceiros, para promover melhorias
visíveis para a população”, explica o administrador regional da Fercal,
Fernando Madeira.
O administrador da Fercal,
Fernando Madeira, contabiliza o progresso do trabalho: “Já retiramos mais
de 5 toneladas de entulho que estavam acumuladas nas esquinas”
O programa já passou pelo Queima
Lençol e pela Fercal II. O bairro está recebendo serviços de consertos de
buracos, podas, roçagem, retirada de entulhos, retirada de inservíveis,
patrolamento e ajustes de vias não pavimentadas como colocação de RCC e expurgo
de brita, limpeza de bocas de lobo, reparo e colocação de meios-fios,
utilização de caminhão-pipa para redução da poeira e identificação de lâmpadas
queimadas para repasse à Companhia Energética de Brasília (CEB), além de
atender demandas que os moradores apresentem e que estejam ao alcance de
execução imediata da administração.
Para isso, foi montada uma tenda
onde as demandas da população podem ser encaminhadas. Entre as principais
solicitações feitas até agora, estão a retirada de lixo e inservíveis. “Só até
quarta-feira, já retiramos mais de 5 toneladas de entulho que estavam
acumuladas nas esquinas”, relata o administrador da cidade.
“Na próxima semana, vamos fazer um mutirão específico para recolhimento de
itens maiores, como sofás velhos, carcaças de geladeira e vasos sanitários que
possam estar acumulando água e servindo de criadouro para o mosquito da
dengue”, anuncia o gestor. Todo o material recolhido está sendo encaminhado
para a Unidade de Recolhimento de Entulho (URE) da Estrutural.
Impacto das obras
A comerciante Maria Souza,
moradora do Bananal há 30 anos, elogia os trabalhos: “Essas ações dão vida à
nossa comunidade, e nos sentimos cuidados pelo GDF”
“A maior reclamação da população
é a falta de infraestrutura”, pontua Fernando Madeira. “Essa parte da Quadra 6
do Bananal é relativamente nova em relação ao restante da Fercal. O
parcelamento foi feito de forma irregular ao longo dos anos, e por isso enfrentamos
dificuldades com asfalto, água e energia. Já conseguimos resolver a questão da
água, com a ligação feita pela Caesb. Agora, estamos trabalhando com o comitê
de energia legal; e, se tudo der certo, ainda este ano vamos trazer iluminação
pública e rede de distribuição para essa população.”
Dona de um comércio na região,
Maria Souza, 63, também vê com bons olhos o impacto das obras no dia a dia da
comunidade. “Melhora o acesso à loja e aumenta a segurança da gente”, aponta.
Moradora do Bananal há 30 anos, ela lembra que antigamente a região era tomada
por mato e praticamente desabitada. Maria reconhece que as melhorias têm
chegado, mesmo que de forma gradual. “Essas ações dão vida à nossa comunidade,
e nos sentimos cuidados pelo GDF”, afirma.
Segundo o coordenador do Polo
Área Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, a estratégia de concentrar as ações
na mesma comunidade melhora a capacidade de respostas a demandas mais urgentes
e também a outras que estavam na fila para atendimento. “Além disso, dá uma
grande percepção das ações de governo em apoio às populações dessas
comunidades”, ressalta. “Isso causa alegria e motivação nas equipes e promove
integração com a população.”
Fonte: Karol Ribeiro, da Agência Brasília , Edição: Chico Neto, Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
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