Projeto de leitura da EC 05 de Sobradinho destaca-se como prática exitosa
Projeto de leitura da EC 05 de Sobradinho destaca-se como prática exitosa
A iniciativa cativa os
estudantes com sala de histórias, apresentações musicais e encenações
Por Thays de Oliveira, Ascom/SEEDF
O projeto Colmeia Literária utiliza práticas que aliam a vivência da leitura com a contação de histórias | Foto: Mary Leal, Ascom/ SEEDF
Envolver os alunos em
atividades para criar novos leitores é um dos segredos para o sucesso do
projeto Colmeia Literária, desenvolvido pela Escola Classe (EC) 05
de Sobradinho. A iniciativa foi reconhecida como prática exitosa da rede
pública de ensino do Distrito Federal.
O projeto utiliza recursos
como a Sala das Histórias, que promove a alfabetização e o letramento de forma
lúdica e significativa. Já a Biblioteca Ziraldo recebe quinzenalmente turmas do
1º ao 5º ano com atividades que incluem leitura, encenações e musicalização. O
espaço encantador, com palco, fantasias e cenários coloridos, estimula a
criatividade e a expressão das crianças.
A diretora da EC 05 de
Sobradinho, Inara Silva, celebrou o reconhecimento do Colmeia Literária como
prática exitosa na rede pública. Ela destacou que a leitura vai além do livro,
promovendo autoconhecimento, empatia e equilíbrio emocional. “Foi uma
felicidade muito grande sermos escolhidos, porque demonstra a importância da
educação e da leitura para os nossos alunos”, afirmou.
Outra atividade realizada na Biblioteca Ziraldo que motiva os alunos é a dinâmica do Livro Secreto, em que cada criança escolhe seu livro às cegas, recebendo-o coberto para levar para casa, sem saber qual é a obra. Essa estratégia desperta a curiosidade e o encantamento, e as crianças só revelam o conteúdo lido na apresentação final, quando ganham também o passaporte do leitor.
O espaço busca proporcionar
uma viagem imersiva das crianças nas histórias |Foto: Mary Leal, Ascom/ SEEDF
Criando leitores
Na Sala de Histórias
acontece o primeiro contato dos estudantes com os clássicos da literatura
infantil. Além das leituras e contações lúdicas, são trabalhados temas como
preconceito, inclusão e amizade, sempre de forma leve e vivencial. A escola
também oferece um itinerário voltado para os alunos dos últimos anos do
fundamental I, com discussões sobre bullying, autoestima e aceitação,
preparando-os para uma transição emocional mais tranquila para o fundamental
II.
A professora Frizete de
Oliveira, atuante na Sala das Histórias e também personagem em encenações do
projeto, destaca a alegria e o envolvimento das crianças nas atividades.
Segundo ela, os alunos tornam-se parte das histórias ao ler, interpretar e
recriar os textos.
“As crianças esperam com
ansiedade o dia de vir para a Sala das Histórias, ficam encantadas, participam,
sugerem livros e personagens. É bonito ver como a leitura desperta esse brilho
nos olhos”, contou a docente.
Ela explicou que o trabalho
busca ampliar o olhar dos discentes sobre o mundo e sobre si mesmos: “A
leitura nos ajuda a tratar de temas delicados de um jeito que as crianças
compreendem, pois refletem, colocam-se no lugar do outro e aprendem valores
importantes enquanto se divertem com as histórias.”
Reconhecimento
Com a repercussão do projeto
selecionado como prática exitosa, uma equipe da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, nesta quinta-feira (23), uma
visita técnica à escola. O intuito foi conhecer a iniciativa e elaborar um material
orientador para fomentar ações de leitura em outras unidades da rede pública de
ensino do DF.
A representante da Diretoria
de Serviços, Programas e Projetos Transversais (Dispre) da SEEDF, Anelise
Barcelos, comentou que além de valorizar, é importante mapear projetos
bem-sucedidos de incentivo à leitura nas escolas públicas do Distrito Federal.
“Hoje a Secretaria de Educação vem buscando valorizar essas iniciativas.
Estamos na escola para conhecer de perto este projeto exitoso, observar como
ele é desenvolvido na prática”, destacou Anelise.
Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de acompanhar uma aula de contação de histórias na Sala das Histórias e de assistir às apresentações dos livros selecionados pelos alunos, observando como as crianças se envolvem ativamente e demonstram entusiasmo ao vivenciar as narrativas. Uma dessas apresentações foi a da aluna Aira Lima, oito anos, do 3º ano, sobre a obra A Menina e Seus Pontinhos, acompanhada de uma performance ao teclado.
Aira Lima, oito anos
apresentou o livro A Menina e Seus Pontinhos selecionado no Livro Misterioso
|Foto: Mary Leal, Ascom/ SEEDF
Aira contou que adorou
participar da atividade e destacou o incentivo recebido de sua mãe e da
professora Fernanda. “Eu gostei muito de tocar e quero fazer outras
apresentações de livros. É muito divertido mostrar para todo mundo o que a
gente aprendeu”, disse.


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