RECENTES

Último espetáculo da temporada de 2025 do Sesi-DF Cultural será em 20 de novembro

Último espetáculo da temporada de 2025 do Sesi-DF Cultural será em 20 de novembro

 


Está chegando ao fim a programação deste ano do Sesi-DF Cultural. Para fechar a 12ª temporada do projeto do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal, haverá quatro atrações em novembro, todas com classificação livre. Os ingressos já estão disponíveis para retirada gratuita (saiba mais no fim do texto).

 

Na noite do dia 5, das 18 às 22 horas, o Sesi/Senai Sobradinho receberá a festa Raízes e Vozes: Black Music Celebrando a Consciência Negra, produzida pelo Coletivo Andanças. Haverá espaço para novos talentos da música e da dança da comunidade de Sobradinho e região. O público poderá, ainda, participar de uma oficina de charme, em um momento de aprendizado e imersão em um dos movimentos mais marcantes de valorização da identidade negra.

 

Depois, DJs convidados representarão a diversidade da música negra com sets que vão do soul e do funk clássico ao hip-hop contemporâneo. Por fim, música ao vivo: Jeff convida Alexandre Moreno. Será um baile de celebração da cultura afro-brasileira com um toque de nostalgia, emulando o espírito das festas que marcaram a unidade do Sesi em Sobradinho na década de 1990. Ao longo da programação, haverá uma feira cultural e gastronômica.

 

No dia 12, em parceria com a Administração Regional do Cruzeiro, o Sesi-DF promoverá uma sessão da peça Uma Aventura no Mar, da Néia e Nando Cia de Teatro. A montagem conta a história de uma das personagens mais queridas do público infantil, Moana, que se arrisca em uma jornada marítima para desvendar o mistério que envolve seus ancestrais e salvar seu povo. Será no Ginásio do Cruzeiro, às 19h30. Sem Título 2

 


O Sesi-DF Cultural estará no Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia no dia 19. Lá, a quadrilha junina Sabugo de Milho vai apresentar o espetáculo Aruna e o Aboio Encantado. Serão duas sessões, às 19 horas e às 20h30. Nesse enredo de magia, amizade e coragem, a forte e autoritária Lúcia Calamidade aprisiona o contador de histórias Inácio para ouvi-lo eternamente. Quando ele foge e encontra refúgio entre vaqueiros, a vilã lança um feitiço que deixa todas as mulheres da cidade viúvas. Lideradas pela vaqueira Aruna, elas se unem para quebrar a maldição e trazê-los de volta. O enredo mistura elementos da cultura nordestina com uma narrativa de resistência e amor para celebrar a força feminina e a importância da liberdade em uma luta épica entre o bem e o mal.

 

No feriado de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Sesi-DF Cultural se despedirá de 2025 com o concerto Tributo aos Heróis Negros e da Periferia, idealizado pelo Grupo Cultural Azulim, que subirá ao palco ao lado da Orquestra Jovem e da Banda de Música do Sesi-DF. A apresentação, que enaltece a força, a ancestralidade e a contribuição do povo negro e periférico à cultura brasileira, será no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, às 19h30.

 

Produzido por Iranildo Moreira, o concerto é uma homenagem musical a personalidades negras, ícones da resistência e da criação artística que marcaram a história, como Zumbi e Dandara dos Palmares, Machado de Assis, Elza Soares e Milton Nascimento. O show convida o público a refletir sobre a importância da igualdade racial, do combate ao preconceito e do reconhecimento das raízes africanas na formação da identidade cultural brasileira.

 

A Orquestra Jovem e a Banda de Música do Sesi-DF apresentarão um repertório que combina obras da música erudita, popular e contemporânea, com arranjos que valorizam a diversidade rítmica e melódica da cultura afro-brasileira. Os projetos de formação gratuita dos estudantes que integram os grupos são desenvolvidos pelo Sesi-DF com investimento do Departamento Nacional do Sesi, por meio do Programa Nacional de Cultura, em fomento às ações estruturantes culturais. As seleções ocorreram em junho e, desde julho, eles têm aulas no Sesi Taguatinga.

 

Ingresso social

O Sesi-DF Cultural tem a proposta de contribuir para a democratização do acesso à arte, levando a cultura a diferentes pontos da cidade.

 

A retirada de ingressos é de graça e a entrada nos espetáculos de novembro será mediante a entrega, por espectador, de um kit de higiene pessoal (desodorante, xampu e condicionador) ou de um pacote de fralda geriátrica. Crianças de até 3 anos não precisam de ingresso. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte.

 

Você pode retirar o seu ingresso online ou nas centrais de atendimento das unidades do Sesi-DF Central Park, Gama, Sobradinho ou Taguatinga, em dias úteis, até a data da respectiva atração, das 8 horas às 17h30. A emissão pela internet é no site ticketfacil.com.br. Nesse caso, há a cobrança de taxa administrativa de R$ 2 por ingresso, com pagamento no próprio site. Cada pessoa tem direito a no máximo dois ingressos.

 

A temporada de 2025 do Sesi-DF Cultural faz parte do Inspira Brasília, movimento criado com o propósito de estimular negócios locais por meio da divulgação de produtos, serviços, eventos e atrações que representam a diversidade cultural e econômica local.

 

A agenda está no site sesidfcultural.org.br, atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada também nas páginas do Sesi-DF no Instagram e no Facebook.

 

Se tiver dúvida, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, em dias úteis, das 7h30 às 18h30.

 

Fonte: AnnaHalley, Foto do Coletivo Andanças: Leandro Dias - Assessoria de Comunicação doSistema Fibra

Nenhum comentário