RECENTES

SAÚDE: ACUPUNTURA SE FIRMA COMO OPÇÃO DE TRATAMENTO NO DF


Especialidade é oferecida em 16 unidades da rede pública de saúde

A Secretaria de Saúde do DF conta com o serviço de acupuntura em 16 unidades da rede. Em 2012, foram atendidos 23 mil pacientes e mais 80 mil procedimentos foram realizados na especialidade. Até o mês de outubro de 2013, o serviço atendeu 17.585 pacientes na rede pública.

Criado no DF em 1989, um ano depois do Ministério da Saúde ter implantado o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde), o serviço é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1991, como um tratamento complementar. A acupuntura possui, atualmente, uma lista de 41 doenças, que podem ser tratadas. Segundo o MS, a procura pela acupuntura aumentou 272% na rede pública de saúde nos últimos anos.

“Temos o serviço de acupuntura mais bem estruturado do país”, garante o coordenador do serviço na rede pública de saúde do DF, Fernando Genschow. De acordo com ele, são 24 anos de funcionamento, levando um tratamento “de natureza curativa, bem como, recuperadora das condições fisiológicas do paciente, tanto no nível de atenção básica, quanto na assistência especializada”. Aponto. Segundo Fernando, o serviço em Brasília oferece características muito avançadas em relação a outras unidades da federação. “Além de residência médica na área, danos atendimento a pacientes internados”, completa.

São 21 especialistas atendendo na rede pública, no Hospital de Base - onde inclusive há residência médica na especialidade desde 2008 - nos hospitais de Apoio, do Paranoá, do Guará e Santa Maria, no Centro de Referência de Praticas Integrativas em Saúde (Cerpis) em Planaltina, no Departamento de Saúde Ocupacional (Desoc) em centros de saúde do Gama, Guará, Ceilândia, Cruzeiro e Sobradinho e ainda na Unidade Mista de Taguatinga e unidade de atenção primária do Riacho Fundo II e Recanto das Emas.

Alunos de graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) têm parte de sua carga horária dedicada à acupuntura. Muitos artigos científicos produzidos pelos especialistas da SES são publicados e profissionais de outros Estados e Países vêm constantemente conhecer o trabalho realizado em Brasília.


Fundamentos

A acupuntura é um tipo de tratamento que observa o ser humano em sua forma completa, observando questões espirituais, físicas e emocionais. Ela não separa a doença do estilo de vida que a pessoa leva, mas sim integra a sua constituição física, hereditária e comportamental.

Para iniciar o tratamento com a acupuntura, é preciso uma avaliação do estado do paciente, levando em consideração fatores como a forma de respiração, rubor facial, nitidez da pele, unhas, cabelo, brilho do olhar, retenção de líquidos no organismo, entre vários outros detalhes. A doença estaria, de acordo com os fundamentos da acupuntura, no chamado plano energético, ou seja, na circulação sanguínea, que não está funcionando adequadamente e provocando danos à saúde da pessoa.

O tratamento com acupuntura é feito basicamente com a aplicação de agulhas em diversos pontos específicos do corpo. Esses inúmeros pontos são entendidos pelos chineses como condutores de energia ou meridianos, e a energia nada mais é do que o sangue que corre nas veias das pessoas.

Indicações

A OMS aponta várias doenças que podem ser tratadas com a acupuntura, entre elas as ortopédicas como o reumatismo, lesões ortopédicas, fibromialgia, dores relacionadas às articulações, recuperações pós-cirúrgicas por fraturas. Também doenças ginecológicas, como infertilidade provocada principalmente pela ansiedade, doenças de origem gástricas, cardíacas, entre outras. Ainda as doenças de origem endócrina, como lentidão do metabolismo e os hipotireoidismos. Dores menstruais, TPM, enxaquecas, rinites, situações hormonais, em relação a colesterol e triglicerídeo alto, as doenças psicológicas, como transtorno do pânico, ansiedade, depressão, também estão na relação.


Para a maioria dos casos, a acupuntura é um tratamento complementar, ou seja, integra o tratamento convencional das doenças. Algumas patologias a acupuntura não cura, mas ameniza os sintomas, como o processo inflamatório e a dor. A maioria dos pacientes faz o tratamento da acupuntura acompanhado pelo médico que o está atendendo na medicina tradicional.

Fonte: Saúde/DF

Nenhum comentário