RECENTES

ARTIGO / Colaboração


UM ABRAÇO, UM AMIGO, UM SKATE E UM SAXOFONE...

 



(*) Ilcilene Fonseca


          Quando eu vi o Filipe de Holanda pela primeira vez, bateu uma conexão bacana entre mim e o seu jeito ímpar de ser. Ele se mudou há pouco tempo pra minha rua, e somos vizinhos bem próximos-não apenas porque nossas casas distam a poucos metros uma da outra-como também pelos laços de ternura e amizade que nos une. Mark Finley, um pastor e escritor norte-americano, afirma: “Você não tem a segunda chance de deixar a primeira impressão”. E por onde o Filipe passa, ele deixa as suas impressões digitais com uma pegada jovem e descontraída, regada de carisma, altruísmo, simplicidade e alegria. O Pinho (para os íntimos!) é o rapaz de 21 anos mais democrático e agradável que já conheci em toda a minha vida. A barba bem cuidada empresta ao seu rosto um look bem despojado, fashion e de quem sabe o que quer. E o olhar terno faz dele alguém ao lado de quem a gente se sente confortável pra conversar, rir, brincar, fazer desabafos ...

          O gato se preocupa com o seu bem-estar físico, adota uma alimentação saudável, malha muuuito, e vai de skate pra academia, pra escola onde dá aulas de matemática... enfim, o desbravador autodidata sai por aí desbravando as ruas de Sobradinho com seu estilo único e um skate board. Play! Eu tiro o meu chapéu pro Filipe! Ele também curte uma bike e dirige um Lifan amarelo. E a título de esclarecimento, é um motorista que segue sempre tranquilo, e isso é maravilhoso, porque é o reflexo do seu equilíbrio mental e espiritual.

          Dentro do contexto dos jornais e dos telejornais, vemos que, na nossa sociedade desorientada, muitos jovens são exibicionistas e extravagantes, e acabam atropelando as pessoas com suas irresponsabilidades e vaidades. O meu vizinho querido, ao contrário, e a exemplo de um lorde, sempre pára pra me dar um abraço megafofo e pra saber se está tudo bem.

           Quando estamos envoltos em laços de empatia, de amor e fraternidade, concluímos que o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço. É no abraço de um amigo, de um irmão, de um pai e de uma mãe, que se dissolvem todas as nossas inquietações.

          De acordo com os parâmetros da psicoterapia humanista, o valor do abraço é imensurável. O abraço aumenta a autoestima, é um antídoto contra o stress, faz bem pra alma, e as esperanças são trazidas para o nosso viver diário. E como disse um poeta: “Tudo o que se espera e sonha, num abraço se encontra”.

           Deus criou o abraço e a amizade pra nos confortar e estreitar os nossos relacionamentos. Somos transportados pra longe da nossa solidão através dos gestos singelos e criativos de simpatia e carinho por aqueles que são tão caros para nós. Um filósofo japonês declarou: “os amigos são irmãos que Deus não nos deu. ”

         
Ooops! E pegando uma carona nesse assunto tão descontraído sobre o abraço, vale a pena lembrar que o boy também abraça os seus estudos de engenharia de construção civil com visão de águia, ama a leitura de bons livros, e ainda se descontrai quando lê a revista Conexão Jovem. Fofo, né? Ele é um fiel apreciador da boa música e curte muito Bach, Tomaso Albinoni, Joseph Haydn, Felix Mendelssohn... e de quebra, toca saxofone numa banda megafofa, que divulga música popular brasileira - a “Megajamgo”. E a senhorita clarineta, ele toca na Banda Sinfônica de Sobradinho. Uau!

           Eu tenho saudades dos momentos em que ele ensaiava o sax e a clarineta na garagem de sua casa. O som das melodias emprestava um charme, um brilho especial e de vasto alcance pra nossa rua...

          O Pinho é o xodó da vizinhança. Um dia desses, ele me convidou pra assistir a uma apresentação erudita de um quarteto de sax, aqui em Sobradinho, e eu aceitei o convite com muito carinho. E é claro, a gente apreciou com aplausos a performance dos artistas.

          O refrão de uma música diz que “nessa terra de gigantes, onde trocam vidas por diamantes, a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes.” Entretanto, o sonho de Deus é maior, e Ele tem uma proposta transcendental e extraordinária para os jovens que pretendem desbravar a estrada da vida com sucesso. O texto diz: “Os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40:30 e31.

          Ufa! É assim que Filipe de Holanda sai por aí desbravando a estrada da vida: divulgando que viver é o maior milagre! A vida é ação, conexão, fé, atitude, conteúdo, música e sentimentos... é o encanto de existir! Seja através de um abraço, um amigo, um skate ou um saxofone... a vida é assim: um palco onde somos todos artistas protagonistas, porque viver é o maior espetáculo! Nossos aplausos pra vida!


    

(*) Autora: Ilcilene Fonseca ( foto) Colaboração para o Blog  & Jornal de Sobradinho - Edição de nº 306,  referente a primeira quinzena de Setembro de 2016 - Fotos: (colaboração de) João Paulo Silva.

 

Nenhum comentário