RECENTES

Facho cobra e GDF retoma regularização


Facho cobra e GDF retoma regularização

No início de julho, o Governo assinou dois decretos de regularização: o do condomínio Verde e de parte do Itapoã.

Setenta e dois residenciais estão com os processos prontos e aguardam a retomada do processo de regularização, paralisado há sete meses. O último condomínio a receber a regularização ambiental e urbanística foi o Alto da Boa Vista, localizado entre Sobradinho, em dezembro do ano passado.

Cansados da longa espera, a Federação dos Condomínios do DF (Facho-DF) resolveu agir. “Intensificamos as cobranças e finalmente recebemos a notícia da retomada da regularização”, comunica o presidente da Facho, Adilson Barreto, explicando que está aguardando audiência com o governador Rosso para resolver a questão de outros condomínios.

Para o presidente da Facho-DF, entidade que representa mais de 500 condomínios, “não há nenhuma justificativa para a paralisação do processo de regularização desses residenciais, que já cumpriram todas as exigências do Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos do Solo e Projetos Habitacionais (Grupar) e aguardam apenas que o governo assine o decreto de regularização”.

Segundo explica Barreto, a inércia do atual governo tem contribuído para criar um ambiente de insegurança e medo entre os moradores, que temem ver todos os seus esforços e dinheiro gastos até aqui, para atender às determinações do governo, ir pelo ralo. “Justificar o atraso com a desculpa de que o governo está fazendo um novo “chek-list” de todos os processos é inaceitável“.

Barreto é enfático ao dizer que com essa medida o governo manda um recado de que não confia nos seus próprios técnicos. “Isso é inaceitável. Todo o corpo técnico do Grupar é formado em sua grande maioria por técnicos de carreira e não merecem ser usados pelo governo para justificar o injustificável: o atraso é fruto da falta de competência e inércia de um governo que tem medo de tomar decisões”.

Além da retomada do processo de regularização, a Federação cobra do governo um posicionamento contra o sucateamento do Grupar, uma das maiores conquistas dos moradores nos últimos anos, e o cumprimento do TAC, assinado há três anos com o Ministério Público. “Se for preciso, vamos mobilizar os condomínios e partir para uma grande mobilização, decisão já aprovada na última reunião da entidade”, anuncia Barreto.

Nenhum comentário