Volta às aulas: Merenda está garantida
Nutricionistas da Secretaria de Educação já fecharam cardápio do mês de fevereiro
Na próxima quinta-feira (10/02), os mais de 530 mil estudantes da rede pública de ensino voltam às aulas e a Secretaria de Educação já anunciou: a merenda está garantida para todos. O cardápio para o mês de fevereiro já está fechado. Nele, há uma variedade de alimentos com a preocupação de manter o equilíbrio nutricional necessário para o desenvolvimento dos estudantes.
Segundo a Gerente de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Eliene Ferreira de Sousa, as cantinas das escolas vão seguir às orientações da Lei Federal nº 11.947/2009, que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAE). O objetivo dele é oferecer um cardápio saudável e balanceado que ofereça, pelo menos três vezes por semana, frutas e hortaliças.
Eliene Ferreira conta ainda que os 30 nutricionistas efetivos, convocados no final do ano passado para o quadro da secretaria, serão grandes aliados para a execução das ações de educação nutricional em todas as escolas. Nos planos da secretaria, também estão o trabalho de avaliação nutricional dos estudantes por meio do Programa de Saúde Escolar (PSE). De acordo com a proposta, os nutricionistas farão exames de medição de altura, peso e exames bioquímicos, buscando acompanhar o estado nutricional dos estudantes e se o crescimento está adequado à faixa etária.
Atualmente 26 escolas da rede pública do DF participam do PSE. Em 2011, pretende-se ampliar consideravelmente esse número. O trabalho de acompanhamento dos níveis nutricionais dos estudantes da rede será realizado em parceria com o Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB).
A equipe de nutricionistas também vai realizar testes de aceitabilidade da merenda em toda a rede pública de ensino, visando verificar a satisfação das crianças quanto ao cardápio oferecido nas escolas. O teste deverá ser aplicado periódica e sistematicamente.
Horários da merenda
As refeições do cardápio escolar são servidas no turno matutino e vespertino durante o intervalo, entre 9h e 10h e 15h e 16h, respectivamente. No período noturno, são servidas na entrada dos estudantes por volta de 19h e 19h30. O almoço é servido apenas para os estudantes de educação integral. Atualmente, 274 escolas oferecem educação integral no DF, atendendo 37.622 estudantes de 4 a 14 anos.
Hortas escolares
As ações de cultivo de hortas escolares e o uso de salas culinárias ou cozinhas experimentais são exemplos práticos e de sucesso já realizados nas escolas públicas. É o caso do Jardim de Infância 603 do Recanto das Emas, que atende hoje 554 estudantes, de 4 e 5 anos de idade.
Segundo a vice-diretora da unidade, Junia Elisa Xavier Correa Rodrigues, a proposta pedagógica da escola passa por um planejamento interdisciplinar em torno do tema: educação alimentar. “Desde o início do ano letivo realizamos um trabalho de conscientização com nossos estudantes, incentivando o consumo do lanche escolar diariamente. Fazemos experimentos culinários na cozinha, que eles adoram. Ano passado fizemos muitas saladas de frutas com o que colhemos na nossa horta”, conta.
Cardápio desta semana
Confira o que será servido nos primeiros dias de aula na rede pública de ensino:
- 10/02 – Biscoito de Queijo e Leite Caramelado
- 11/02 – Arroz com Carne, Milho e Feijão
- 14/02 – Cereal de Milho e Leite
- 15/02 – Arroz com carne e seleta de legumes
- 16/02 – Biscoito de Queijo e Leite Caramelado
- 17/02 – Arroz com carne/milho e banana
- 18/02 – Arroz com frango e tomate
fonte Secretaria de Educação/ foto Agecom
Nenhum comentário
Postar um comentário