RECENTES

Volta às aulas: Merenda está garantida


Nutricionistas da Secretaria de Educação já fecharam cardápio do mês de fevereiro

Na próxima quinta-feira (10/02), os mais de 530 mil estudantes da rede pública de ensino voltam às aulas e a Secretaria de Educação já anunciou: a merenda está garantida para todos. O cardápio para o mês de fevereiro já está fechado. Nele, há uma variedade de alimentos com a preocupação de manter o equilíbrio nutricional necessário para o desenvolvimento dos estudantes.

Segundo a Gerente de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Eliene Ferreira de Sousa, as cantinas das escolas vão seguir às orientações da Lei Federal nº 11.947/2009, que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAE). O objetivo dele é oferecer um cardápio saudável e balanceado que ofereça, pelo menos três vezes por semana, frutas e hortaliças.

Eliene Ferreira conta ainda que os 30 nutricionistas efetivos, convocados no final do ano passado para o quadro da secretaria, serão grandes aliados para a execução das ações de educação nutricional em todas as escolas. Nos planos da secretaria, também estão o trabalho de avaliação nutricional dos estudantes por meio do Programa de Saúde Escolar (PSE). De acordo com a proposta, os nutricionistas farão exames de medição de altura, peso e exames bioquímicos, buscando acompanhar o estado nutricional dos estudantes e se o crescimento está adequado à faixa etária.

Atualmente 26 escolas da rede pública do DF participam do PSE. Em 2011, pretende-se ampliar consideravelmente esse número. O trabalho de acompanhamento dos níveis nutricionais dos estudantes da rede será realizado em parceria com o Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB).

A equipe de nutricionistas também vai realizar testes de aceitabilidade da merenda em toda a rede pública de ensino, visando verificar a satisfação das crianças quanto ao cardápio oferecido nas escolas. O teste deverá ser aplicado periódica e sistematicamente.

Horários da merenda

As refeições do cardápio escolar são servidas no turno matutino e vespertino durante o intervalo, entre 9h e 10h e 15h e 16h, respectivamente. No período noturno, são servidas na entrada dos estudantes por volta de 19h e 19h30. O almoço é servido apenas para os estudantes de educação integral. Atualmente, 274 escolas oferecem educação integral no DF, atendendo 37.622 estudantes de 4 a 14 anos.

Hortas escolares


As ações de cultivo de hortas escolares e o uso de salas culinárias ou cozinhas experimentais são exemplos práticos e de sucesso já realizados nas escolas públicas. É o caso do Jardim de Infância 603 do Recanto das Emas, que atende hoje 554 estudantes, de 4 e 5 anos de idade.

Segundo a vice-diretora da unidade, Junia Elisa Xavier Correa Rodrigues, a proposta pedagógica da escola passa por um planejamento interdisciplinar em torno do tema: educação alimentar. “Desde o início do ano letivo realizamos um trabalho de conscientização com nossos estudantes, incentivando o consumo do lanche escolar diariamente. Fazemos experimentos culinários na cozinha, que eles adoram. Ano passado fizemos muitas saladas de frutas com o que colhemos na nossa horta”, conta.

Cardápio desta semana

Confira o que será servido nos primeiros dias de aula na rede pública de ensino:


- 10/02 – Biscoito de Queijo e Leite Caramelado

- 11/02 – Arroz com Carne, Milho e Feijão

- 14/02 – Cereal de Milho e Leite

- 15/02 – Arroz com carne e seleta de legumes

- 16/02 – Biscoito de Queijo e Leite Caramelado

- 17/02 – Arroz com carne/milho e banana

- 18/02 – Arroz com frango e tomate


fonte Secretaria de Educação/ foto Agecom

Nenhum comentário