RECENTES

CENSO PREVIDENCIÁRIO: Apenas 7 mil fazem cadastro

Dos 26 mil ativos, aposentados e pensionistas do GDF que ainda faltam

A adesão ao Censo previdenciário, realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev-DF), ainda é baixa. Dos 26 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas, que não participaram do Censo em 2010, apenas 7 mil fizeram o cadastramento. O Governo do Distrito Federal determinou em um decreto, publicado no mês de fevereiro, o novo prazo para que esses servidores públicos realizassem a atualização do cadastro. O prazo, que não será prorrogado, vai até o dia 25 de março.

Segundo diretor presidente do Iprev-DF, Jorgivan Machado, aproximadamente 108 mil pessoas participaram do cadastramento no ano passado. “Apesar do longo período que disponibilizamos, infelizmente, ainda tivemos servidores sem participar. Este novo prazo é definitivo e único, até porque temos de entregar o conteúdo do Censo ao Ministério da Previdência”, explicou.

Para reforçar a divulgação e aumentar a adesão ao cadastramento a equipe do Iprev-DF começou há alguns dias a entrar em contato com esses servidores através do telefone. O objetivo é fazer com que todos façam o cadastramento. Machado alerta que o Governo vai suspender, a partir do mês de abril, o pagamento dos servidores, aposentados e pensionistas que não se cadastrarem. Ele informou ainda que o cadastramento presencial será feito por meio de sete unidades de atendimento distribuídas nas cidades de Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, Gama e Brasília.

Quem ainda não se cadastrou pode fazer a pré-atualização dos seus dados pela internet, por meio do site www.iprev.df.gov.br. No entanto, é preciso comparecer aos locais ou unidades de atendimento para tirar foto e permitir a conferência e digitalização dos documentos solicitados, como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros.

Atendimentos especiais
Aposentados, pensionistas e ainda servidores ativos, em dificuldade física de comparecer aos postos de atendimento, poderão agendar a visita dos recenseadores. Para isto, o Iprev-DF disponibilizou os telefones: 3961-1601; 3961-1604; 3961-1614; e 3961-4536. O pesidente do Iprev-DF alertou ainda que, diferentemente do ano passado, nesta nova oportunidade, os servidores ativos que moram no entorno, terão de comparecer aos postos para se cadastrar. “Não vamos permitir que esses servidores faça o recadastramento postando os documentos pelos Correios. O cadastramento deles, como dos outros servidores que moram no DF, tem de ser presencial”, destacou. Segundo ele, a utilização de postagem dos documentos nos Correios fica restrita aos aposentados e pensionistas que moram fora do DF.

POSTOS DE ATENDIMENTO
O funcionamento de todas as unidades será de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
- Nas unidades do Na Hora de Ceilândia (QNM 12), de Taguatinga (QNB 12) e no Gama (Área Especial nº1);
- Antiga Sede da Câmara Legislativa do DF;
- Casa D’Itália, 208 sul;
- BRB do Conjunto Nacional;
- Auditório da Administração Regional de Sobradinho.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?
Para servidores ativos:
- Identidade e CPF, documento de identidade profissional ou carteira de habilitação com foto;
- Comprovante de endereço atual (conta de água, luz ou telefone com menos de 90 dias);
- Comprovante de inscrição do PIS/PASEP;
- Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;
- Certidão de nascimento dos filhos;
- CPF e RG dos dependentes e esposo (a);
-Termo de tutela ou curatela quando for o caso.

Para servidores aposentados ou pensionistas:
- Identidade e CPF, documento de identidade profissional ou carteira de habilitação com foto;
- Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;
- Certidão de nascimento dos filhos;
- CPF e RG dos dependentes e esposo (a);
-Termo de tutela ou curatela quando for o caso;
- Certidão de óbito do ex-servidor instituidor da pensão.

Nenhum comentário