RECENTES

GDF: Governador Agnelo Queiroz inaugura mutirão da Rede Mulher


A meta é valorizar o papel social da mulher

O governador Agnelo Queiroz, a secretária da Mulher, Olgamir Amância, e a chefe da Polícia Civil, Mailine Alvarenga, lançaram nesta quinta-feira (10) o projeto Março Mulher, que inaugura a Rede Mulher Cidadã. O projeto implementa uma agenda de ações para o Distrito Federal com debates, prestação de serviços e audiências públicas com o objetivo de dar visibilidade à luta pela emancipação da mulher na sociedade. Já Rede, lançada na Semana da Mulher, consiste num mutirão de serviços à comunidade, com enfoque nas questões da mulher, que se estenderá por todo o ano, em parceria com outros órgãos do GDF. Também participaram da solenidade as secretárias de Comunicação Social, Samanta Sallum, de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, e de Educação, Regina Vinhaes, além da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz.

“Ao criar a Secretaria da Mulher, o nosso governo demonstra a importância e o comprometimento com os direitos femininos. A política de emancipação das mulheres não é feita com uma única secretaria, mas com a união e empenho de todas as áreas”, afirmou o governador Agnelo Queiroz. “Isso é só o começo. Nossa expectativa é de que até o fim do ano o mutirão chegue a todas as regiões administrativas e às cidades do Entorno”, completou.

Simultaneamente ao lançamento oficial do Março Mulher, realizado no Salão Nobre do Palácio do Buriti, as ações do Rede Mulher Cidadã foram iniciadas na Rodoviária do Plano Piloto, com diversos serviços à comunidade, como: Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, serviços jurídicos (OAB e Defensoria Pública), Museu de Drogas e Armas, cabeleireiro, artesanato, apresentações musicais, gastronomia, mala do livro, recreação infantil e debates sobre a Saúde da Mulher e a Lei Maria da Penha.

“O nosso empenho é para que sejam criadas políticas na perspectiva da emancipação das mulheres, para que elas sejam vistas na sua totalidade. E essa articulação só é possível com a união de diferentes setores do governo e da sociedade”, afirma a secretária da Mulher do DF, Olgamir Amância.

As ações da Rede Mulher Cidadã estão sendo coordenadas pela Secretaria da Mulher e pela Polícia Civil, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Justiça, Cultura, Saúde, Educação, Entorno, Juventude e também da Polícia Militar, Senac, OAB, Defensoria Pública e Administrações Regionais.

O calendário de ações para o mês de março contempla ações nas regiões de: Ceilândia, Plano Piloto, Estrutural, Taguatinga, Paranoá, Planaltina e Cidade Ocidental (GO).

Perfil da mulher no DF

As mulheres representam hoje 52% da população total do DF e 46% da população economicamente ativa. De acordo com pesquisa do Dieese divulgada na semana passada, as mulheres no DF têm maior nível de escolaridade que os homens, mas isso ainda não se traduz em melhores salários. O levantamento mostra que elas ganham 80,2% do salário de um homem que ocupa a mesma função.

Calendário do Março Mulher


10/03, quinta-feira, das 9h às 13h

Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade

Rodoviária do Plano Piloto – plataforma superior


12/03, sábado, das 09 às 13h

Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade

Estrutural – área especial 1, Praça Central


14/03, segunda-feira, às 15h

Sessão Solene em homenagem às Mulheres

Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal


16/03, quarta-feira, das 14h às 18h

Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade

Praça do Relógio – Taguatinga


19/03, sábado, das 9 às 13h

Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade

Paranoá – área especial 1, lote 1, Praça Central


20/03, domingo, das 9 às 13h

Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade

Ceilândia – QNM 13, área especial - Praça do Encontro


23/03, quarta-feira

Atividades diversas

Presídio Feminino do Gama


24/03 e 25/03, quinta e sexta-feira

Ciclo de Palestras sobre a questão de gênero para a Polícia Civil

Sede da Polícia Civil


26/03, sábado, das 9h às 13h

Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade

Planaltina - estacionamento próximo à Administração Regional


27/03, domingo, das 9h às 13h

Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade

Cidade Ocidental (GO) - Praça Santo Antônio (Central)


Por Agência Brasília / foto Roberto Barroso

Nenhum comentário