RECENTES

SAÚDE: Exames de hepatite B e C


Laboratório Central já tem o reagente necessário para os testes. Atendimento à população foi regularizado

A Secretaria de Saúde regularizou o fornecimento dos reagentes necessários para realizar os exames de hepatite B e C. O serviço não estava sendo realizado desde o final do ano passado, mas com a aquisição do material, os exames estão garantidos para todos aqueles que procurarem o serviço público.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Dra. Sônia Geraldes, os médicos já estão cientes da retomada do serviço: “Uma circular confirmando a chegada desses reagentes já foi enviada a todas as unidades. Uma paciente que faz pré-natal, por exemplo, já pode pegar seu pedido com o médico”, disse.

Esses exames podem ser feitos no CTA – Centro de Testes e Aconselhamento – que funciona na Rodoviária. Lá, o paciente preenche uma ficha cadastral que pergunta, por exemplo, o estado civil do interessado e, também, quem indicou o CTA. Depois, assiste a uma mini-palestra, chamada de “aconselhamento”, e logo é chamado para o recolhimento de sangue. O resultado sai em 15 dias e o laudo pode ser pego no mesmo local.

O laboratório funciona de 8hs às 18hs e o serviço é de graça: “Muita gente chega e pergunta ‘quanto é?’ Mas sempre explico que o exame é gratuito e também não precisa de pedido médico para ser feito”, diz Graça Ribeiro, auxiliar administrativa da unidade. Além das Hepatites B e C, o laboratório também disponibiliza o Teste Rápido e o Teste Convencional de HIV, de resultado mais demorado e detalhado.

Por Mariana Vicara/foto Mary Leal - Agência Brasília

Nenhum comentário