RECENTES

SOBRADINHO: Administração Regional e feirantes se reúnem



*Gizele Chaves

Processo de construção da feira permanente foi o principal assunto do encontro
Já se passaram quase dois anos e a obra de construção da Feira Modelo de Sobradinho ainda não foi finalizada. O prazo estabelecido para a conclusão foi de oito meses. Os feirantes estão instalados em local provisório e, por isso mesmo, enfrentam alguns problemas referentes à precariedade da infraestrutura da área.

Equipe da Administração Regional de Sobradinho se reuniu ontem (22/03), com os trabalhadores, para prestar informações sobre o andamento da obra. Compareceram ainda representantes da Associação dos feirantes da Feira Modelo de Sobradinho (ASFFEMOS), o advogado da entidade, Ueren Domingos e o representante da Companhia Energética de Brasília (CEB), Augusto Barbará.

A retomada da Construção da Feira Modelo é uma prioridade da nova gestão. Logo que assumiu a Administração da cidade, Maria América solicitou à Secretaria de Obras, por meio do ofício 007, de janeiro de 2011, a continuidade da obra. A empresa responsável foi citada como participante do esquema de irregularidades que derrubou o governador Arruda. Diante das denúncias, a construção foi paralisada.
Devido à urgência de transferir os feirantes para a área permanente, América reiterou o pedido de continuidade da construção, em novo ofício, desta vez de número 134, de março. A administradora entende que os trabalhadores estão em situação de vulnerabilidade e não tem medido esforços para a conclusão da obra. O local onde funciona a feira provisória apresenta instalações elétricas precárias, que podem ocasionar choques e a estrutura das barracas é de lona, sendo ainda propícia a focos do mosquito da dengue.

“Nós estamos empenhados em resolver este problema de conclusão da Feira Modelo. Já nos reunimos com todos os órgãos competentes e acreditamos que até junho vocês possam ser transferidos para a área adequada.”, esclareceu a administradora. Ainda no ofício 134, América ressaltou a importância da construção desta feira para a cidade, que já espera pela obra há mais de 10 anos. Grande parte da comunidade de Sobradinho é atendida pelos feirantes instalados na quadra central. São cerca de 400 trabalhadores, divididos nos seguintes ramos: alimentação, vestuário, calçados, produtos eletro-eletrônicos, laticínios, hortifrutigranjeiros, assistência técnica, entre outros.

A Administração Regional nomeou Antônio Rodrigues para chefe de feira. O objetivo é ter alguém para dialogar de maneira permanente com os feirantes não só da quadra central, mas com todos os da cidade. A feirante, Maria dos Remédios, avaliou a reunião como de grande importância para a categoria. “Foi importante ouvir o que a Administração tem feito para nos ajudar nesse processo. Agora nós podemos ter esperança em ver as nossas reivindicações atendidas”, disse.

Por ASCOM/Gizele Chaves(texto e fotos)

Nenhum comentário