RECENTES

SAÚDE: Cuidados com a alimentação nas festas juninas


*Hulda Rode

Milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão são algumas das tentações gastronômicas que marcam as festas juninas. Mas alguns cuidados com a alimentação destes eventos podem ajudar a evitar problemas de saúde. Segundo Mauro Scharf, endocrinologista, nesta época do ano são comuns os casos de infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados.

O especialista alerta que é importante nestas festas observar as condições de higiene e limpeza do local, o acondicionamento dos alimentos, a temperatura ambiente, a vestimenta dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes da época. “Todo cuidado é pouco com as comidas juninas porque os ingredientes, em geral, são perecíveis. A pamonha e a canjica devem ser consumidas no mesmo dia do preparo”, exemplifica. Por isso, o ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação, o que raramente acontece neste tipo de evento.

Além disso, Scharf recomenda que o consumidor fique atento aos produtos como churrasquinhos industrializados, queijo coalho e cachorro-quente. “Veja bem se o local no qual estes produtos são feitos é limpo. E não consuma maionese e catchup em bisnagas, apenas em sachês individuais”, reforça.

Dicas para quem não quer engordar nas festas juninas

1. Cuidado com a quantidade. Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá à festa com muita fome. Faça um lanchinho antes de sair de casa.

2. Cuidado com o quentão ou o vinho quente. O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que têm açúcar.

3. Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.


Por Hulda Rode com adaptação/ fotos google images

Nenhum comentário