RECENTES

SOBRADINHO: Rua do Lazer Meio Ambiente em Questão





Administração Regional celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades para conscientização ecológica

*Gizele Chaves & Juliana Freitas

Domingo (05/06) a Avenida Contorno e o Parque Jequitibás foram o cenário para mais uma Rua do Lazer Especial. Dessa vez, aproveitando as comemorações pela Semana do Meio Ambiente, as atividades foram todas voltadas para a diversão consciente. Oficinas de reciclagem, exposições, apresentações musicais e distribuição de mudas de espécies do cerrado foram alguns dos atrativos do evento, que teve a finalidade de esclarecer a comunidade sobre a importância de preservar a natureza. A Rua do Lazer funcionou o dia inteiro, de 8h às 18h.

O dia começou com um café da manhã comunitário, em meio às belezas naturais do Parque Ecológico dos Jequitibás. O Centro de Ensino Fundamental 04 montou um estande educativo. O espaço contava com cantinho de leitura, cujas histórias disponíveis falavam de animais e do meio ambiente, além de exposição de materiais didáticos recicláveis. Segundo o coordenador de ensino integral do CEF 04, Francisco Marcílio, o projeto pedagógico adotado inclui a educação ambiental. Desde o início do ano, os alunos estão revitalizando a área verde da escola, que estava abandonada, com mato alto e entulho. “Eu sempre digo a eles que essa é a nossa reserva legal e que cabe a nós cuidar dela”, contou.

Meninos e meninas do Grupo de Escoteiros João de Barro recolheram o lixo jogado no parque para que o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) fizesse uma demonstração da coleta seletiva de resíduos sólidos. Os jovens, bem como os demais presentes, puderam entender como funciona o trabalho diário dos garis. A administradora de Sobradinho, Maria América, participou, junto aos escoteiros, da simulação da coleta de lixo. América falou sobre a importância do evento. "Hoje é um dia para refletirmos sobre nossa conduta. Essa atividade é fundamental, porque objetiva chamar a atenção da comunidade para a necessidade de preservar o meio ambiente, de assumir essa responsabilidade".

A academia CJ Fitness aplicou aula de Body Dance, animando a manhã dos participantes. O Movimento Cultural Buraco da Fechadura aplicou oficinas de reciclagem, expôs pinturas de animais, artesanato e publicações de seus membros. Dois movimentos importantes da cidade estiveram presentes no evento colhendo assinaturas para abaixo assinados. O grupo SOS Ribeirão tem o objetivo de revitalizar o córrego de Sobradinho. Já o Movimento Pró-Ecomuseu visa preservar as áreas verdes de nossa cidade, criar rotas ecoturísticas para Sobradinho e implantar a coleta seletiva do lixo, dentre outras reivindicações. Tivemos ainda artesanato capilar, apresentação de dança cigana das integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e distribuição de cartilhas com a Lei de Crimes Ambientais.

Adoção de animais
O grupo Respeito Animal também participou do evento. Foram levados cães e gatos para adoção. Quase todos os bichos encontraram donos. Por conta dos cuidados de Mari Jaci Lustosa, os animais são saudáveis, limpos e amáveis. Foram todos encontrados na rua, muitas vezes machucados, maltratados ou doentes. O trabalho do grupo, encabeçado por Mari, é feito de maneira agregadora. Não se trata de uma ONG, são amigos e familiares que, com o mesmo sentimento de respeito pela vida, recolhem os bichos abandonados nas ruas e levam a veterinários, limpam e alimentam. Somente quando estão totalmente recuperados, os animais são colocados para adoção, sem nenhum custo para o futuro dono.

A conscientização é a principal arma que o grupo utiliza. Começando pelos mais próximos (familiares, amigos, vizinhos), eles mostram que todo animal tem potencial para amar e ser amado. Como exemplo, pode ser citada a campanha “Vira-lata é 10, adote um”. Além disso, o grupo aponta as vantagens da castração dos bichos. Segundo Mari Jaci, a castração controla a natalidade, impedindo que haja mais animais pelas ruas - Além de reduzir os riscos de doenças nos órgãos reprodutores e torná-los mais sossegados, evitando fugas e brigas.

Quem tiver interesse em adotar um animalzinho pode entrar em contato com o grupo pelo e-mail contato@respeitoanimal.com.br. Para obter mais informações, entre no site www.respeitoanimal.com.br. O grupo também convida todos aqueles que amam animais a se juntarem ao Respeito Animal ou a doar remédios e rações.

Por Gizele Chaves e Juliana Freitas / Fotos João Timóteo/JS

Um comentário

Anônimo disse...

Faltou falar dos artistas da cidade como por exemplo, Priscila Lima e marcos Morelo que cederam suas obras gratuitamente para o evento e fizeram a alegria do evento com a música... Obrigada!